Uma fiscalização realizada pela Energisa constatou 19 irregularidades em estabelecimentos comerciais e residenciais em São Bento, no Sertão do estado. Cerca de 43,7 mil KWh foram desviados, o suficiente para atender 336 residências durante um mês. O prejuízo estimado é de R$ 28.383,49.
O coordenador de Combate a Perdas da Energisa na Paraíba, Danilo Lélis, alerta que só profissionais habilitados e/ou autorizados podem realizar intervenção na rede elétrica.
“Um dos principais riscos da ligação clandestina é o choque elétrico, pois a irregularidade é realizada sem seguir os protocolos de segurança e a pessoa não é habilitada para realizar o serviço. O risco vai desde um choque elétrico até óbito. Por isso, orientamos que os clientes sempre busquem a Energisa para regularizar a situação”, alerta Danilo.
Furtar energia é crime previsto em lei e qualquer pessoa pode denunciar de forma sigilosa. A Energisa recomenda ligar para o número 0800 083 0196 e informar o endereço da unidade consumidora irregular. Ao fazer a denúncia, não é preciso se identificar nem informar qualquer dado cadastral.
Redação com informações do Portal Correio.
Foto: divulgação.