O Senador e Vice-presidente do Senado Federal, Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB), participou nesta sexta-feira (24) da apresentação feita por representantes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes na Paraíba (DNIT-PB) e da empresa ganhadora da licitação da duplicação da BR-230, do projeto e cronograma de execução da obra até o Sertão, cujos trabalhos já foram iniciados, no trecho de Campina Grande à Praça do Meio do Mundo, na Comunidade Farinha.
Para este ano de 2023, Veneziano e a ex-senadora Nilda Gondim destinaram R$ 10 milhões para iniciar as obras. Veneziano também confirmou com o Relator Geral do Orçamento a inclusão, na proposta orçamentária, da destinação de R$ 173 milhões para garantir a continuidade da duplicação. O valor, anunciado por Veneziano há pouco mais de 60 dias, teve sua indicação garantida esta semana.
O superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes na Paraíba (DNIT-PB), Cacildo de Medeiros Brito Cavalcante, iniciou a apresentação do projeto. Ele disse que a obra é de fundamental importância para toda uma região e a participação do senador Veneziano garantiu que o projeto saísse do papel e se tornasse realidade. “Essa obra é fundamental para a cidade e região, pois temos registros históricos de que a pista da Auto Sudoeste não comporta a operação da via de maneira adequada. Portanto, para essa obra, foi imprescindível a participação de Veneziano, para a obra poder deslanchar da maneira como se encontra, pois ele foi a pessoa responsável por conseguir os recursos. Então, a ajuda dele junto à Lei Orçamentaria foi imprescindível”, afirmou o superintendente do DNIT-PB, ao destacar que os recursos conseguidos pelo senador possibilitarão o andamento da obra nos próximos meses.
A visita técnica do senador contou com a participação de diversas autoridades, que de acordo com Veneziano tiveram uma grande importância para o andamento da obra, como o presidente da Câmara Municipal de Campina Grande, Vereador Marinaldo Cardoso; a Vereadora Karol Gomes, o Vereador Dino Papa-Léguas, o Vereador Waldemir Santana, o ex-vereador Galego do Leite, além do deputado estadual Sargento Neto e do prefeito de Boa Vista, André Gomes.
Em nome da Câmara, Marinaldo destacou o empenho do senador. “Antes do empenho de Veneziano para com a obra, nós, lideranças de Campina, chegamos num momento de muito desestímulo. Mas com a articulação de todos e com o empenho de Veneziano, que foi primordial, como também o da senadora Nilda, a obra está avançando. Saiba de uma coisa, Veneziano, o povo de Campina sabe pedir, mas também sabe agradecer”, afirmou.
Veneziano disse que ele, a senadora Nilda e demais lideranças que contribuíram para a obra entendem que a duplicação será um marco, tanto econômico como social, para toda a Paraíba. “Conseguimos alocar recursos necessários para que o DNIT e a empresa tivessem capacidade de continuidade e dinâmica da obra”, disse.