Recentemente, o UNICEF BRASIL lançou a Plataforma BUSCA ATIVA VACINAL – BAV, que tem como objetivo criar estratégias para contribuir com o aumento da cobertura vacinal de crianças menores de 5 anos de idade, que, desde 2015, vem caindo e colocando o país em alerta para o perigo do retorno de doenças evitáveis.
Na tarde da última quinta-feira (09), o Articulador do Selo UNICEF em Bananeiras, Jivago Fialho, esteve reunido com o Coordenador de Imunização, Ricardo Lima e a Coordenadora da Atenção Básica Municipal, Camila Gusmão para explicar sobre a composição da equipe que terá acesso à plataforma.
Inicialmente, a equipe será composta por dois coordenadores gerais, que receberão da equipe técnica do Selo todo apoio no processo de capacitação para o funcionamento do sistema e após esse treinamento repassarão aos Agentes Comunitários de Saúde e “Visitadores do Programa Criança Feliz” as devidas orientações para prática do projeto no município.
“Nosso município tem ultrapassado as metas estabelecidas pelo Ministério da Saúde e Secretaria Estadual de Saúde na aplicação de diversos imunizantes, mas o cuidado e o olhar atento seguem vigilantes, não podemos relaxar, a vacinação é a maneira mais segura e eficaz de garantir que diversas doenças que estão erradicadas no Brasil voltem, o foco é fazer sempre mais e melhor por toda população”, enfatizou Ricardo Lima, Coordenador de Imunização.
A Busca Ativa Vacinal –BAV é uma estratégia do UNICEF para apoiar os municípios na garantia da imunização infantil. Usa metodologia social e uma ferramenta tecnológica que será disponibilizada gratuitamente para municípios e contribuirá para identificar crianças menores de 5 anos com atraso vacinal ou não vacinadas, estabelecendo estratégias para encaminhamento delas aos serviços de saúde e atualizações de vacinação, monitorando a cobertura vacinal, acompanhando a situação vacinal da população alvo, identificando e respondendo as vulnerabilidades que levam à não vacinação. A estratégia incentiva também a participação de diferentes áreas na BAV, como: educação, saúde, assistência social, entre outras, fortalecendo assim a rede de garantia de direitos. Para a iniciativa, o UNICEF conta com parceria estratégica da Pfizer e apoio da Fundação José Luiz Egydio Setúbal.