A Polícia Federal cumpriu na manhã desta quarta-feira (08) cinco mandados de busca e apreensão no âmbito da Operação Terceira Estação, surgida a partir das investigações da Operação Calvário. Segundo a PF, houve desvio de mais de R$ 2 milhões relativos à compra de mobiliário escolar, em 2017, pela Secretaria de Estado da Educação da Paraíba. Na época, Ricardo Coutinho (PT) estava em seu segundo mandato como governador.
Os mandados foram cumpridos em João Pessoa e também na cidade de Taquaritinga, em São Paulo. São apuradas a prática de crimes relacionados à fraude na contratação; desvio de recursos públicos; corrupção; e lavagem de dinheiro na compra do material.
O nome da operação remete à Via Sacra, representada por 14 estações que reproduzem o trajeto percorrido por Jesus até o Monte Calvário. A terceira estação representa a primeira queda de Jesus ao carregar a cruz.
A assessoria de comunicação da Secretaria de Estado da Educação disse que não irá se pronunciar sobre a operação, pois os fatos apurados aconteceram em 2017, em uma gestão anterior à atual, que assumiu em janeiro de 2019.