A Prefeitura de Conde, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, inicia no mês de março os atendimentos da Ouvidoria da Saúde, através do sistema de Tele Ouvidoria da Saúde por Videoconferência. O serviço, pioneiro no município, já passou por testes e vai ampliar o seu atendimento para toda a população condense.
De acordo com a secretária de saúde, Emanuelee Macêdo, “o serviço é um marco no sistema de ouvidoria de nossa cidade e vai poder atender a população que precisar de atendimento sem precisar sair de sua casa, facilitando que o usuário do sistema de saúde de Conde possa tirar suas dúvidas e obter esclarecimentos necessários”, destacou.
No atendimento teste realizado no último dia 14 de fevereiro, participaram da audiência, além da Secretária de Saúde, o Ouvidor Municipal da Saúde, Inaldo Nascimento, a Assistente Técnica, Luana Bárbara e a moradora do conjunto Village Jacumã, Taísa.
O Ouvidor da Saúde, Inaldo Nascimento destacou que “o objetivo da criação do serviço, foi proporcionar ao usuário dos serviços de saúde de Conde, uma ferramenta de fácil acesso às demandas relacionadas à gestão da política pública de saúde do município e desta forma trabalhamos a escuta e acolhimento das suas queixas, elogios, sugestões e denúncias, para que desta forma, sigamos oferecendo um serviço de saúde ainda melhor para a população condense”, afirmou.
A Tele Ouvidoria vai funcionar da seguinte forma: no momento do atendimento, o usuário vai estar em sua residência ou no local que preferir para que possa participar da Videoconferência e neste momento, ele fará suas devidas reclamações, elogios ou buscar esclarecimentos relativos as demandas que o mesmo estiver apresentando. No caso da necessidade de testemunhas, a Ouvidoria agendará uma nova audiência.
Durante o processo da Videoconferência, o Gerente Setorial da pasta poderá acompanhar o momento para o caso da demanda for de uma solução em curto prazo. Ao final da audiência, o usuário receberá um arquivo onde o mesmo poderá solicitar as devidas correções ou alterações de algum fato que tenha sido tratado. Com a devida autorização, o usuário receberá em sua residência ou na UBS que o mesmo é atendido, o documento impresso e com as informações relativas ao prazo para solução de sua demanda, que pode chegar até 15 dias corridos.