O coordenador do Procon de Campina Grande, Saulo Muniz, está participou da 29ª Reunião da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) com o Sistema Nacional de Defesa do Consumidor (SNDC), cujo objetivo principal foi buscar soluções para o problema que atinge milhões de famílias brasileiras: o superendividamento. “Estamos empenhados em defender o elo mais frágil da relação consumerista, que é o consumidor; e a informação é uma excelente estratégia”, destacou o coordenador Saulo Muniz, que apresentou ao novo secretário da Senacon, Wadih Damous, a publicação educativa do Procon-CG, Manual 60+.
“O Manual 60+ reúne situações cotidianas do consumidor idoso, acompanhadas de notas que indicam as legislações sobre o Direito do Consumidor de forma clara, com o objetivo de proteger esse público de fraudes e práticas abusivas nas relações de consumo”, destacou o coordenador Saulo Muniz, durante a 29ª Reunião da Senacon com o SNDC, que aconteceu nessas quinta e sexta-feira (dias 02 e 03), no Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) em Brasília. O evento reuniu representantes dos Procons municipais e estaduais de todo o país, além de representantes do Ministério Público, Defensorias Públicas e da sociedade civil. A comitiva do Procon de Campina Grande foi representada por três multiplicadores das principais gerências de trabalho, além do coordenador do órgão.
Durante o encontro, foram criados grupos de discussão divididos pelas regiões do país para debater setorialmente também temas como preço abusivo dos combustíveis e desinformação na internet com propósito de maximizar o lucro do prestador de serviço, além do aumento do superendividamento da população. As discussões aconteceram posteriormente a palestras, como a do ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Marco Buzzi, que falou sobre “Atendimentos aos superendividados”. Nessa perspectiva, o coordenador do Procon-CG, Saulo Muniz, defende o fortalecimento da educação para o consumo, através de manuais e cartilhas.
Manual 60+ – O secretário Nacional do Consumidor, Wadih Damous, parabenizou a iniciativa do Procon campinense em investir na educação, principalmente direcionada ao público idoso, a exemplo do Manual 60+. “A publicação tem como público-alvo as vítimas mais vulneráveis (no âmbito dos consumidores); que são os idosos e os aposentados”, destacou Wadih Damous, anunciando que a Senacon também fará uma publicação semelhante para distribuir em escala nacional. “O Procon de Campina Grande está de parabéns!”, finalizou Wadih Damous.
Codecom.