O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, está em Kiev. A visita surpresa à Ucrânia acontece dias antes da guerra entre o país e a Rússia completar um ano.
A Casa Branca havia anunciado que Biden iria apenas à Polônia. Para o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, a visita do líder estadunidense é um “sinal extremamente importante de apoio a todos os ucranianos.”
“No último ano, os Estados Unidos construíram uma coalizão de nações do Atlântico ao Pacífico para ajudar a defender a Ucrânia com apoio militar, econômico e humanitário sem precedentes – e esse apoio perdurará”, declarou o presidente dos EUA.
Biden ainda elogiou a coragem da Ucrânia durante a guerra, afirmando que Washington ficará ao lado do país o tempo que for necessário. Ele anunciou um novo pacote de ajuda militar no valor de US$ 500 milhões, que serão somados os quase US$ 50 bilhões oferecidos anteriormente.
Também serão entregues equipamentos, incluindo munição de artilharia, sistemas anti-blindagem e radares de vigilância aérea para as tropas ucranianas. O presidente americano irá anunciar mais sanções contra a Rússia e apoio militar à Ucrânia.
Joe Biden deixou Kiev cerca de 2 horas depois de sua chegada.