O diretor do SAMU de Patos-PB, José João de Albuquerque, participou nesta segunda-feira (13), do programa radiofônico Participação Popular (Rádio Morada do Sol), juntamente com o médico socorrista, Dr. Kennedy Xavier, para esclarecer dúvidas importantes sobre o funcionamento do serviço.
João disse que o SAMU de Patos está entre os melhores do estado e do Nordeste, e que dispõe de uma frota suficiente para atender a população de Patos e região, dentro do que preconiza o Ministério da Saúde.
Ele ressalta que o serviço é organizado de modo a atender todas as ocorrências que se encaixam no perfil do SAMU, que inclusive conta com uma equipe técnica qualificada para proporcionar o atendimento correto e no tempo certo.
Mas pede que as pessoas entendam quais são as normas que regem o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU 192.
O médico Dr. Kennedy, também participou da entrevista e reforçou as palavras do diretor. Kennedy destacou que o SAMU de Patos salva dezenas de vidas diariamente, e que recebe mais de 90 solicitações todos os dias.
Contudo, ele deixou claro que esse trabalho muitas vezes não é reconhecido, e que em algumas situações a população tende a criticar o serviço de forma negativa, por situações que fogem da competência do SAMU.
O Dr. Kennedy pediu consciência e responsabilidade no momento de solicitar ajuda, pois é possível que uma simples ocorrência possa desviar o socorro de uma situação verdadeiramente grave e com risco de morte.
“Na dúvida, converse com o médico, pois ele é um profissional que está ali para ajudar e prestar o atendimento correto para cada situação”, pede.
O SAMU 192 segue a Portaria 2048/02, que regulamenta os Sistemas Estaduais de Urgência e Emergência em todo o país. Além disso, é importante citar que o atendimento médico realizado pelo serviço está respaldado na Resolução CFM Nº 2110, que dispõe sobre a normatização do funcionamento dos Serviços Pré-Hospitalares Móveis de Urgência e Emergência, em todo o território nacional.