Um sonho que começa a ser realizado a partir de agora. A cabedelense Isabelly Nálija, aluna da Escola Municipal de Dança, está de malas prontas para Joinville (SC), onde fará parte da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil. Ela foi a única bailarina da região metropolitana de João Pessoa aprovada em todas as etapas de seleção e fará parte do quadro de novos alunos da conceituada escola.
O apoio da Prefeitura Municipal de Cabedelo possibilitou não só a ida de Isabelly, juntamente com a mãe Janielle Nálija, à cidade catarinense para participar da etapa final de seleção, como também sua permanência na cidade, com o oferecimento de uma Bolsa mensal no valor de R$ 2 mil, através do Programa Preparatório Escola de Dança de Cabedelo, instituído pela lei da Lei 2147/2021. O incentivo será concedido durante todo o período de estudos da bailarina, com possibilidade de renovação até a finalização da preparação profissional.
“Estamos extremamente orgulhosos e felizes em poder implantar e ver a realização dessa política pública que simboliza um novo marco na história da Escola de Dança do Município. É uma conquista própria da Isabelly e que também representa uma conquista do nosso povo. Estão de parabéns os pais da garota e também a Secretaria de Cultura por serem vitoriosos e exitosos nesse processo”, ressaltou o prefeito Vitor Hugo.
Isabelly Nálija Nascimento de Alcântara, 09 anos, é aluna da turma de básico I da Escola de Dança Municipal de Cabedelo, tendo começado seus estudos em dança especificamente com o Ballet Clássico, aos 05 anos de idade, em 2018. Em setembro do ano passado, a bailarina iniciou a seleção para a tão sonhada Escola, em um processo que envolveu mais de 3.500 inscritos de todo o Brasil e até de países vizinhos.
Em poucas palavras, e muita gratidão, a bailarina expressou seu sentimento antes de embarcar para Santa Catarina. “Estou muito feliz e agradecida indo representar Cabedelo. Quero agradecer a tudo que os professores me ensinaram aqui e também à Secretaria de Cultura e à Prefeitura de Cabedelo pelo que estão fazendo por mim”, disse.
“É muito gratificante ver uma aluna do município ser contemplada com tantos benefícios. Eu sou da dança e senti na pele que tudo sempre foi muito sacrificado para conquistar. E a felicidade foi imensurável quando Isabelly conquistou a vaga no Bolshoi e a Prefeitura abraçou, de certa forma, tão forte, através da Secult. A realização da minha filha é a nossa também”, completou Janiele, mãe da bailarina.
Incentivo – O incentivo à dança no município, que contribui para a descoberta de talentos como Isabelli, se dá por meio do Programa Preparatório Escola de Dança de Cabedelo, que tem o objetivo de sistematizar e ampliar o ensino da arte da dança desenvolvido há mais de 30 anos no município.
A iniciativa tem como foco a concepção da dança enquanto conjunção de saberes, reconhecendo sua atuação nos aspectos históricos, sociais, políticos e contemporâneos. A proposta compreende o artista da dança como parte e produtor da arte e da cultura local.
O Programa da Secretaria de Cultura atende atualmente a cerca de 240 bailarinos e bailarinas e tem seus princípios estabelecidos na dança como uma área de conhecimento, propondo estimular a formação de pessoas através da inteligência criativa, pautada na diversidade, nos aspectos éticos e estéticos da região.
“Enquanto Secretaria e gestão municipal é a concretização de um processo de estruturação de uma política pública municipal. O ensino da arte da dança já vinha tendo um estruturação dentro de 20 a 30 anos no município, mas a instituição de uma política pública era um desafio maior e que atual gestão conseguiu efetivar. Estamos dando segurança e criando um mecanismo de gestão para o fortalecimento da arte da dança no município, e ainda criando possibilidades de intercâmbios para os nossos artistas e bailarinos. É uma conquista que fica como exemplo para outros municípios de que é possível fazer gestão e efetivar as políticas públicas” destacou o secretário de Cultura, Igobergh Bernardo.