O Procurador do Ministério Público do Trabalho na Paraíba (MPT-PB), Eduardo Varandas, informou nessa segunda-feira (30), no programa Frente a Frente, da TV Arapuan, que está deixando a instituição no Estado. Ele aceitou uma promoção para assumir o cargo de Procurador Regional do Trabalho da 5ª Região, em Pernambuco.
“Eu já vinha postergando muito essa possibilidade de promoção, e agora eu resolvi aceitar. Tinha uma vaga em Recife, que é perto, eu não podia ir para longe por causa da minha mãe. Então aí, alinhou a questão profissional, com questões pessoais”, ressaltou.
Varandas recorda que iniciou a carreira no Tribunal Regional do Trabalho (TRT) com apenas 18 anos de idade. “Fui preparado para ser juiz a vida toda. Com 18 anos eu passei no concurso para servidor do TRT. Fui servidor concursado”, disse. Depois o procurador pontua que foi para o Maranhão, onde conquistou uma importante bagagem para auxiliá-lo em ações na Paraíba.
“Foi lá no Maranhão que eu consegui entender o que era trabalho escravo, aqui na Paraíba a gente não tinha nem noção e nem discutia esse tema. E isso me engradeceu muito. Porque eu adentrei, por exemplo, nos limites do Maranhão com o Pará para resgatar trabalhadores escravizados e trouxe esses modus operandi, esse conhecimento prático para cá para Paraíba”, comentou Eduardo Varandas, que irá mudar de carreira após 21 anos de atuação no território paraibano.