O programa Saúde de Verdade vai ofertar mais um mutirão de consultas com médico especialista por meio de uma parceria com o Hospital Help, da Fundação Pedro Américo. Em janeiro, foram ofertadas centenas de consultas com ginecologistas e em fevereiro serão disponibilizadas consultas com cardiologista na unidade hospitalar.
As consultas serão realizadas ao longo de todo o mês e haverá um dia D em 25 de fevereiro. O Hospital Help será oficialmente inaugurado em março, mas já está atendendo com toda a sua estrutura e é mais um equipamento a favor do Sistema Único de Saúde, como prestador de serviço na rede complementar.
“Durante o mês de janeiro, conseguimos dar uma grande resposta à demanda que tínhamos de consultas com ginecologistas por meio dessa parceria. Agora, vamos atender um grande número de pessoas para essa especialidade bastante procurada que é a cardiologia. Essas são consultas extras, além das que já ofertamos na nossa rede”, explicou o secretário municipal de Saúde, o médico Gilney Porto.
“As doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no mundo inteiro. Só no Brasil, são contabilizadas mais de 1.100 mortes diárias, o que corresponde a mais que o dobro de mortes de todos os tipos de câncer juntos. Ações como essa buscam detectar os fatores de risco associados a essas doenças como hipertensão, diabetes e dislipidemias e também ajudar no manejo correto das cardiopatias já conhecidas”, alerta o presidente da Sociedade Paraibana de Cardiologia e o professor de Cardiologia da Unifacisa, Guilherme Veras.
Os mutirões de consulta fazem parte do programa Saúde de Verdade, que está revolucionando a saúde pública municipal de Campina Grande, dando mais condições de acesso do cidadão ao SUS. O objetivo da parceria é ofertar mutirões de consultas com especialistas ao longo de todo o ano. Além da cardiologia, a Secretaria Municipal de Saúde e o Hospital Help estudam lançar mais dois mutirões voltados para endocrinologia e pediatria.
E no mês de abril, a Prefeitura de Campina Grande vai realizar outro grande mutirão do programa Saúde de Verdade no ginásio O Meninão, assim como foi realizado em 2022, quando mais de 100 mil procedimentos foram executados.
Saúde de Verdade – O programa, já implantado na Atenção Primária à Saúde e na Média e Alta Complexidade, está otimizando a oferta de consultas, exames, cirurgias e internações. A capacidade de atendimento vem sendo aumentada com mecanismos de gestão e de utilização da rede SUS em Campina Grande que melhoram a experiência do cidadão com os serviços.
Para a consulta com médico de saúde da família, a população já realiza a marcação por meio do teleagendamento (0800 3000 300). Para a marcação de consultas com especialistas e exames, a equipe da Unidade Básica de Saúde lança a solicitação na plataforma e, após a marcação, o paciente é notificado por SMS e pode acompanhar por meio do aplicativo. O próximo passo será a notificação pelo Whatsapp.
Além disso, a gestão também tem maior controle de insumos, medicamentos dispensados, marcações, filas de espera, demandas reprimidas e vários indicadores que antes não eram visíveis à administração.