O deputado estadual Wilson Filho (Republicanos) foi designado pelo presidente da Comissão de Orçamento da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), Branco Mendes (Republicanos), como o relator das contas do ex-governador Ricardo Coutinho (PT) e do atual governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB), na Casa de Epitácio Pessoa.
Conforme o despacho, publicado no Diário do Poder Legislativo em 20 de janeiro, o relator tem até 20 dias para apresentar o parecer sobre as contas relativas a administração estadual entre 2016 e 2021. Já o prazo para pedido de vistas dos demais deputados é de 30 dias.
As contas de Coutinho, referentes aos exercícios de 2016, 2017 e 2018 foram consideradas irregulares por parte do Tribuna de Contas da Paraíba (TCE-PB), órgão que emite parecer técnico antes do balanço financeiro chegar à ALPB. As de João, dos anos de 2019 e 2020 também foram reprovadas, enquanto as contas de 2021 foram aprovadas pelo tribunal.
Está marcada para esta terça-feira (24) uma sessão extraordinária na Assembleia para a votação da Lei Orçamentária Anual 2023 e a apresentação das chapas que concorrerão às eleições das Mesas Diretoras da Casa, no primeiro e segundo biênios. A expectativa é de que a apreciação das contas dos gestores também entre em pauta.