O secretário de Saúde da Paraíba, Jhony Bezerra, revelou nesta sexta-feira (13) durante entrevista ao programa 360 Graus, da Rede 360 News e rádio 100.5 FM, que as obras estruturais do Hospital da Mulher, localizado no bairro Cruz das Armas, em João Pessoa, deverão ser entregues já no final de 2023.
Conforme o secretário, a obra está em estágio avançado e a projeção é de que, ainda no primeiro biênio do segundo mandato do governador João Azevêdo (PSB), o hospital deverá ser aberto para dar assistência e suporte às mulheres paraibanas.
“A previsão, estive conversando ontem [12] com Simone [Guimarães], superintendente da Suplan [Superintendência de Obras do Plano de Desenvolvimento do Estado], é que no final de 2023 a gente possa entregar a parte estrutural do Hospital da Mulher. Depois entramos na fase de equipamentos para entregar essa belíssima obra a todos os paraibanos. Com certeza, o Hospital da Mulher trará um grande suporte não só a João Pessoa, a 1ª macroregião da Saúde, mas a todo Estado”, pontuou Bezerra.
A unidade será referência na promoção e saúde da mulher, dentro de uma estrutura especializada e moderna com 203 leitos, garantindo a ampliação assistencial à população. Em toda a obra e aquisição de equipamentos, foram investidos mais de R$ 80 milhões.
Ainda durante a entrevista com os jornalistas do 360 Graus, Jhony comentou que, ao assumir o cargo de secretário de Saúde da Paraíba há alguns dias, João pediu prioridade na assistência materno-infantil.
“Nesse segundo governo, João tem um olhar diferenciado para a assistência infantil. Nesse sentido, ele quer que a gente zere todas as filas de cirurgia pediátrica. Inclusive, no seu discurso de posse, ele já lançou o Opera Paraíba Infantil. Ele pediu prioridade na assistência infantil e é dessa forma que, no projeto de 100 dias de governo, já está nas prioridades a realização de mil cirurgias do Opera Paraíba para zerar essa fila cadastrada”, destacou.
Pensando em ampliar os cuidados pediátricos, haverá uma grande reforma do Hospital Infantil Arlinda Marques, com a duplicação da capacidade de leitos. Considerando a complexidade da obra e o fato de que o trabalho não pode parar, os serviços da unidade de saúde serão transferidos para o prédio onde funcionava o antigo Hospital Samaritano, no bairro da Torre, na Capital.
Segundo Jhony Bezerra, ainda neste mês deverá ser firmado um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) entre o Governo do Estado, o Ministério Público da Paraíba e o Hospital Samaritano para que possa ser iniciado o processo de transferência.
“Celebrado o TAC será iniciada a reforma do Samaritano, que precisa de algumas adequações, de manutenção de rede elétrica, hidráulica e rede de gás para que a gente possa, o quanto antes, mudar para o Samaritano, aumentando a capacidade de leitos e, consequentemente, ampliar e reformar o Complexo Infantil Arlinda Marques”, acrescentou o secretário
Assista à entrevista completa com Jhony Bezerra abaixo: