O município de Conde foi eleito pela Federação Paraibana de Futebol (FPF) para sediar a pré-temporada preparativa da arbitragem para a temporada 2023 dos jogos oficiais de futebol. Árbitros de todo o Estado estão na cidade para participar dos treinamentos e workshops promovidos pela instituição que regula o esporte na Paraíba.
“O objetivo maior dessa preparação é o campeonato paraibano da primeira divisão de futebol que começa no próximo sábado (07)”, informou Artur Alves, presidente da comissão de arbitragem da FPF. “Estamos promovendo um treinamento integrado para todos os árbitros paraibanos trabalhando físico, técnico, psicológico e social”, acrescentou.
“Todos os árbitros que vão trabalhar na temporada 2023, em todos os sete campeonatos que teremos este ano, da primeira, segunda e terceira divisões, feminino, sub-19, sub-17, sub-15… Estão todos aqui”, ressaltou o presidente.
“Agradecemos a Prefeitura que abriu as portas dos estádios Arena Gurugí e Sebastião Ribeiro, e que providenciou times para que atendêssemos a exigência da FIFA [Federação Internacional de Futebol] de treinar os árbitros em jogos reais. Os jogadores daqui foram perfeitos na colaboração com a arbitragem. Realmente jogaram para que o árbitro pudesse trabalhar”, disse Artur.
Marcus Vinicius, gerente de Esportes da cidade, destacou o privilégio que o município tem em receber a arbitragem do futebol profissional paraibano. “Ainda temos o benefício de oportunizar aos nossos garotos do Programa Crianças de Ouro a experiência de trabalhar com árbitros profissionais, aprender mais sobre as regras do futebol e sobre disciplina no campo, e vivenciar esse momento ímpar”.
Um dos instrutores da FPF é Wagner Reway, árbitro da FIFA e da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), segundo quem a Federação trouxe aos campos de Conde os exercícios preparatórios das duas entidades. “Estamos conseguindo reproduzir, com o apoio da Prefeitura de Conde cedendo os espaços e os jogadores, o mesmo treinamento da Copa do Mundo e da Libertadores da América, e estamos vendo, exercício após exercício, a evolução que eles têm”, manifestou Reway.
Ruthyanna Camila, primeira mulher a “apitar” jogos profissionais na Paraíba, inclusive jogos de finais de campeonatos das principais divisões, disse que os profissionais se sentiram acolhidos pela cidade de Conde e privilegiados pela recepção.
Como contrapartida, a FPF colocou seus palestrantes e instrutores a disposição do município para preparação dos árbitros que atuam nos campeonatos locais.