A Prefeitura de João Pessoa realizou no final de semana a Operação Orla Segura, com o foco em acolher as pessoas em situação de rua, oferecendo a oportunidade de um Natal mais acolhedor, atuando nas áreas de Tambaú e Manaíra. As atividades contaram 100 servidores da administração municipal e da Polícia Militar.
O secretário municipal da Segurança Ubana e Cidadania, João Almeida, destacou o caráter humano no ordenamento da cidade para servir aos cidadãos e visitantes de João Pessoa. “Mais uma ação exitosa que nós temos a satisfação em planejar e executar de forma honrosa, trazendo um olhar de cuidado com a cidade e com as pessoas que aqui residem e visitam. João Pessoa é uma capital acolhedora e a Operação Orla Segura chega com esse objetivo de organizar os pontos turísticos e acolher pessoas em situação de rua, oferecendo uma moradia digna e a ação visa trabalhar nesses pontos também combatendo o tráfico de drogas. Esta não se trata de uma operação pontual, iremos continuar com o trabalho conforme planejamento interno”, explicou João Almeida.
O trabalho envolveu servidores da Superintendência de Mobilidade (Semob), Secretarias de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), do Meio Ambiente (Semam), da Habitação (Semhab), dos Direitos Humanos e Cidadania (Sedhuc) e da Segurança (Semusb). Durante a operação, pessoas encontradas no meio de pontos de tráfico de drogas, que foram desmanchados, foram acolhidas pela estrutura de assistência social da Prefeitura.
Mais de 50 obstáculos que dificultavam a passagem das pessoas na orla, que estavam na zona de tráfico de drogas na região, fora retirados e a circulação livre restabelecida. Três pessoas foram encaminhadas para acolhimento pela Secretaria de Habitação.