O deputado estadual reeleito, Walber Virgolino (PL), anunciou que irá sugerir uma emenda para ampliar os efeitos da proposta apresentada por Adriano Galdino (Republicanos), que visa modificar o formato da votação para eleição da Mesa da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), aderindo ao voto aberto. Para Walber, a nova forma de votação também pode ser adotada para a apreciação de todas as matérias no Parlamento.
O parlamentar diz que a mudança proporcionará a transparência, a moralidade e a probidade no legislativo paraibano, impedindo que os deputados atuem como “agente duplo”, ou seja, defendendo um posicionamento aos seus eleitores, mas aderindo à uma postura divergente no plenário.
“Eu acho que todo voto deveria ser aberto. Eu vou emendar essa proposta do presidente para que todo voto na Assembleia seja aberto. É uma forma da sociedade e da imprensa fiscalizar a postura de cada deputado. O voto secreto dificulta a democracia, dificulta a transparência, dificulta a moralidade e a probidade de cada deputado, por isso sou totalmente favorável, votarei a favor e vou emendar essa proposta para que todos os votos na Assembleia em relação a qualquer matéria sejam abertos e a sociedade possa observar a atuação e a postura de cada parlamentar”, pontuou.
Walber acredita que o texto será aprovado pela maioria do Parlamento. Ele ainda pediu para que a sociedade pressione seus representantes para que sejam a favor da extinção do voto secreto na Casa.
“Eu acho que o deputado tem por obrigação ser transparente no seu voto, por isso acredito que a matéria sairá vencedora. Se a sociedade está tomando conhecimento disso, ela irá pressionar os deputados a votarem favorável para que exista mais um meio de a classe política ser fiscalizada, sobretudo àqueles que na rua tem uma posição e nas votações têm outra”, completou.