O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) marcou para o dia 19 de dezembro a diplomação do governador reeleito João Azevêdo (PSB), do senador Efraim Filho (União Brasil) e dos deputados eleitos em 2022. A solenidade acontecerá no Teatro Pedra do Reino, em João Pessoa, a partir das 16h.
Na ocasião, serão diplomados o governador eleito João Azevedo (PSB), e o vice Lucas Ribeiro (PP); o senador eleito Efraim Filho (União Brasil) e seus dois suplentes, além dos 12 deputados federais e seis suplentes; e 36 deputados estaduais e 12 suplentes. Já a posse dos políticos acontece dia 1º de janeiro de 2023.
A diplomação dos eleitos põe fim ao processo eleitoral iniciado com as convenções partidárias, prosseguindo com o registro de candidatura, período de propaganda eleitoral, votação, apuração, homologação e proclamação dos resultados.
A entrega dos diplomas expedido pela Justiça Eleitoral atesta a vitória nas urnas, tornando os eleitos aptos a tomarem posse de seus cargos. Sem o documento, não é possível assumir o mandato eletivo. O candidato que estiver com o registro indeferido, ainda que o recurso esteja pendente de julgamento, não será diplomado.