O comitê científico do Consórcio Nordeste solicitou, em nota divulgada neste sábado (26), o retorno das ações preventivas contra a Covid-19, como a volta do uso das máscaras de proteção em ambientes públicos. Ainda foi cobrado do Governo Federal a realização de campanhas de vacinação contra o coronavírus.
“Apesar de o próprio diretor da OMS, Tedros Adhanom, e outras lideranças políticas mundiais terem anunciado há alguns meses que o fim da pandemia estava próximo, nas últimas semanas o número de casos da doença tem aumentado em vários países e também no Brasil”, destacou o comitê em nota.
O consórcio ainda alerta para o “início da formação de uma nova onda, com número de novos casos em 22 de novembro de 2022 ultrapassando meio milhão, quase metade do pico da última onda em julho deste ano”.
A entidade, além de reivindicar campanhas de imunização contra o vírus, pede a busca ativa de pessoas que não se vacinaram, aplicação da quinta dose, aumento na oferta de testes pelo SUS e garantia de acesso a medicamentos eficazes.
“Os governantes devem estar atentos à possibilidade da possível volta do isolamento, com muitas atividades voltando a ser online. Cabe aos governadores do Nordeste encarar a pandemia com um real problema que pode surgir a qualquer momento, devendo ser combatido em parceria entre todos estados”, acrescenta a nota.
Nas últimas semanas, o Brasil vivencia um novo aumento de casos da Covid-19, levando hospitais a reabrirem setores usados para tratamento da doença. De acordo com a nota divulgada pelo Consórcio Nordeste, houve um crescimento de 159,58% na taxa de retransmissão do vírus entre os meses de junho e novembro, passando de 1,01 para 2,38.