A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria de Cultura (Secult), realizará, entre 7 e 10 de novembro, o “Festival Estrelas da Borborema”, no Teatro Municipal Severino Cabral. O evento marca o encerramento de aulas do ano letivo de 2022 do Centro Cultural Escola Parque – Lourdes Ramalho (CCLR), com apresentações das 59 turmas da instituição.
Nos quatro dias de apresentações várias linguagens artísticas serão homenageadas: música, dança, artes cênicas e artes visuais.
Iniciando a partir das 19h, no dia 7 de novembro, com o Recital Musical. Seguido pelo dia 8, priorizando o teatro com a peça “O Auto do Rei”. No dia 9, a Dança do Ventre e Tribal Fusion tornam-se protagonistas da noite, com o espetáculo “Além do bem e do mal”. Finalizando no dia 10 com Ballet Clássico, Dança de Salão, 3ª Idade, Danças Populares, Dança Contemporânea, Danças Urbanas e Ritmos.
Outro destaque é a I Mostra de Arte dos cursos de Pintura em Tela e Desenho em Pintura, a “Estreart”, que permanecerá para visita do público nos quatro dias de festival.
O gerente do Centro Cultural Lourdes Ramalho, Eduardo Santos Lima, explicou que o “Estrelas da Borborema” vem com um gostinho de superação, tendo em vista as atividades do ano de 2022. Ele pontuou a ajuda de todo o quadro de colaboradores no funcionamento da escola de arte-educação, incluindo na realização de reparos e trabalhos estruturais e organizacionais.
“Conseguimos finalizar o ano com esse belíssimo espetáculo, conseguimos também algumas melhorias estruturais importantes, e fica aqui o nosso compromisso para que em 2023 possamos conquistar novos objetivos. Parabenizo todo quadro técnico operacional, administrativo e professores pelo empenho e dedicação”, completou.
A Secretária de Cultura Giseli Sampaio também teceu comentários elogiosos a todo o processo de preparação das apresentações. De acordo com a gestora, a arte-educação tem um papel importante na estimulação do desenvolvimento artístico, bem como na formação socioeducacional do indivíduo, fator preponderante no objetivo em si do Centro Cultural enquanto Escola Parque.
Giseli fez questão de pontuar ainda a escolha do Teatro Municipal como cenário da programação:
“Esses espetáculos possuem uma característica de valorização desses artistas em formação, enfatizada através do local em que as apresentações irão ocorrer. O Teatro Municipal Severino Cabral, que é o Templo das Artes Campinense, é casa de grandes artistas e espetáculos. Muitos desses estudantes vão pisar no palco do Municipal pela primeira vez e já sentirão o calor da plateia, que estará ali para vê-los e prestigiá-los”, disse.
Vale pontuar que a entrada em todos os dias de programação é gratuita, os ingressos podem ser reservados pelo Sympla (no link https://www.sympla.com.br/evento/festival-estrelas-da-borborema/1771979), mas, para os que não conseguirem de forma digital, o Teatro estará de portas abertas para receber a todos até a lotação total do espaço.
Centro Cultural
O Centro Cultural, localizado nas imediações do Parque do Povo, no bairro São José, é gerido pela Secretaria de Cultura de Campina Grande, e dispõe de aulas gratuitas de arte-educação. Atualmente, são 59 turmas com dezenas de alunos que aprendem sobre dez tipos de dança, além de capoeira, pífano, percussão, técnica vocal, violão popular, sanfona e iniciação à pintura em tela e desenho e teatro.