A Prefeitura de Campina Grande, através da Secretaria de Educação (SEDUC), segue promovendo ao longo desta semana atividades referentes ao Projeto “Autismo na Escola: um jeito diferente de aprender”. As ações tiveram início na manhã desta terça-feira, 18 de outubro, e seguem até a próxima quinta-feira, 20, e acontecem na Escola Municipal Dr. José Tavares, localizada no bairro Santo Antônio.
As atividades vão desde a formação de profissionais da Educação relativa à nutrição especializada até as ações integrativas, envolvendo a disciplina Educação Física, e partem das necessidades do referido público ante os desafios dentro e fora da sala de aula. São aplicações de atividades adaptadas e que promovem a inclusão dos estudantes no processo educacional.
As próximas unidades educacionais da Rede a receberem o Projeto serão a Escola Dr. Williams de Souza Arruda e a Escola Ageu Genuíno da Silva.
A coordenadora do Atendimento Educacional Especializado (AEE), Renata Villarim, destacou a importância da iniciativa, frente às necessidades do crescente público atendido pela Rede.
“Temos, hoje, mais de mil alunos com autismo na Rede e por isso é grande a importância de investir nessas formações e trabalhar temáticas pertinentes, como a seletividade alimentar para esse público, o acolhimento das famílias, atividades físicas, trabalhar atividades com o apoio escolar”, disse a coordenadora.
O professor João Tomaz, pedagogo e psicopedagogo, citou as ações do projeto como sendo um reforço de ferramentas fundamentais para uma educação inclusiva.
“Após a introdução dessas atividades e desse novo olhar sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), os estudantes autistas da Rede estão mais abertos e mais participativos. Nós temos sentido na prática, no dia a dia, o efeito dessas ações. É uma forma de incluir esse público não apenas na rotina escolar, mas também na sociedade como um todo”, ponderou o professor.
O Projeto
O “Autismo na Escola: um jeito diferente de aprender”, consiste na promoção de formações em serviço, que estão sendo oferecidas nas unidades escolares para profissionais de educação e durante as atividades escolares a fim de promover a inclusão do público com Transtorno do Espectro Autista (TEA), a exemplo do desenvolvimento e da aplicação de atividades adaptadas.
Atualmente a Rede Municipal de Ensino de Campina Grande possui, matriculados, 1.232 estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), contabilizando um crescimento de 21% no número de matrículas, apenas no último ano.
Escola Dr. José Tavares
A unidade possui, matriculados, 46 estudantes com algum tipo de deficiência (Paralisia infantil, deficiência intelectual, esquizofrenia, deficiência visual e física) e 21 alunos com autismo.
Programação
17.10 Nutrição – “Temperando com inclusão”
Nutricionista: Virgínia Medeiros
Seletividade alimentar (merendeiras)
18.10 Educação Física – Atividades adaptadas
Professora: Jussara Tavares
19.10 “TEA abraço” – Atividade voltada às famílias dos estudantes com autismo
Psicólogas Edilene Tavares e Luciene Vasconcelos
20.10 Manejo de comportamento (professores de sala regular e apoio escolar)
Profissionais: Paula Campos e Fátima Santos.