A Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec), celebra neste sábado (15) o Dia do Professor agradecendo aos mais de 3 mil profissionais que trabalham nos Centros de Referência de Educação Infantil (Creis) e escolas da Rede Municipal de Ensino.
Para a secretária de Educação, América Castro, a data de hoje é mais que especial porque é dedicada a estes profissionais que apontam caminhos de superação e de concretização da cidadania: os professores e as professoras.
“Que merecem valorização, já sabemos. Que trabalham com paixão e bastante empenho, também é de nosso conhecimento. As dificuldades do ofício, infelizmente, são reais e nossa luta, a minha e a do prefeito Cícero Lucena, à frente da gestão municipal, é no sentido de conferir a merecida valorização e de resgatar a dignidade dos profissionais da Educação. Por isso, mantemos sempre aberto o diálogo”, disse América Castro.
Valorização que também passa por melhores condições de trabalho para se elaborar uma boa aula. Com essa finalidade, o prefeito Cícero Lucena já fez a entrega de cerca de 4 mil Chromebooks para profissionais da Educação. Além disso, foram entregues tablets com internet para os alunos.
Essa inserção da tecnologia na sala de aula é comemorada pela professora polivalente da Escola Municipal Cônego Mathias Freire, no bairro da Torre, Juliana Carla Ramos de Farias.
“Só veio a acrescentar. No caso da Matemática, por exemplo, os alunos logo pensam que é difícil, que é complicado, mas quando nós associamos o lúdico, a brincadeira e tecnologia só vem a acrescentar. Nessa idade desses meus alunos, de 10 a 12 anos, eles estão totalmente inseridos no mundo tecnológico. Então, quando a gente traz a Matemática para esse lado fica mais prazeroso e divertido. Sem falar que essa inserção tecnológica só vem a ajudar principalmente aos alunos que não tinham isso em casa, não conseguia fazer uma pesquisa. Nós professores ganhamos nosso equipamento e cada aluno ganhou seu tablet com internet que foi dado pela Secretaria de Educação e assim nossas atividades fluem bem”, disse com a alegria a professora.
Jofem – Os investimentos feitos pela Prefeitura de João Pessoa também passam pelo campo do conhecimento. Professores, especialistas, readaptados e gestores das escolas e Creis participaram este ano da 10ª Jornada de Formação de Educadores Municipais (Jofem).
E quem estava presente, mais uma vez, foi a professora de Língua Portuguesa da Escola Municipal Leonel Brizola, localizada no bairro de Tambauzinho, Shirlene Oliveira da Costa. Ela falou da importância dessa formação.
“A Jofem contribuiu bastante para nossa formação. Os temas foram bem propícios, uma vez que pudemos casar esses temas com a realidade da nossa escola. Era isso que sentíamos falta nas outras formações porque ficava algo desconexo da nossa realidade. Com a volta da Jofem isso melhorou demais. No começo do ano abordamos sobre pandemia e como resgatar esses alunos de volta para a escola. Muito interessante”, disse a professora.
As formações para os professores seguem durante todo o ano letivo, seja de forma presencial ou de forma virtual como as orientações de acesso a plataforma ‘EducaSim de Gestão Escolar’, registro de frequência, notas e demais funcionalidades.
“O dia de hoje é, portanto, de agradecimento a vocês, meus colegas e minhas colegas de ofício! Agradecer e dizer que a Prefeitura de João Pessoa tem muita honra em tê-los nos quadros da Educação municipal. Permaneceremos de portas abertas ao diálogo, com vistas à excelência do nosso ensino e à valorização de nossa profissão, tão indispensável a uma sociedade justa e desenvolvida”, agradeceu a secretária América Castro.
Assessoria/ PMJP.