O Ministério Público da Paraíba (MPPB), através da Promotoria de Justiça de Patos, está investigando a ex-prefeita de Areia de Baraúnas, Guia De Zé De Pedro Velho, pela prática de aluguel de veículos sem processo licitatório.
Foram abertos cinco inquéritos civis para apurar a locação de uma motocicleta, de modelo e ano não informados; um VolksWagen Gol; um VolksWagen Fox ano 2008/2009; um Fiat Uno e um Chevrolet Spin durante 2020, ano em que aconteceu o pleito municipal.
Segundo o 4º Promotor de Justiça de Patos, Carlos Davi Lopes Correia Lima, foram beneficiados com o aluguéis os cidadãos Tevio Farias de Andrade, Ailton Oliveira Torres, Edmilson Miguel de Oliveira, Itenbergui Francisco Porfírio e José Anchieta da Conceição.
Os citados foram notificados pelo órgão ministerial para, no período de 15 dias úteis, prestar esclarecimentos sobre os fatos investigados. Em consulta ao Sagres, nenhum dos nomes mencionados constam servidores da Prefeitura ou da Câmara de Areia de Baraúnas durante o ano de 2020, quando a locação dos veículos foi realizada.
Caso seja comprovada a conduta irregular da ex-gestora, ela pode ser enquadrada na prática de improbidade administrativa.