Em operação conjunta, as polícias civis da Paraíba e de Pernambuco cumprem, nesta terça-feira (27), pelo menos oito mandados de busca e apreensão contra um grupo suspeito de estelionato e lavagem de dinheiro. Os investigados estariam aplicando o “Golpe do Renavam”, que consiste em falsificar documentos para emplacar veículos novos sem serem os proprietários, fraudando ainda financeiras e seguradoras.
Os mandados foram todos expedidos pela Vara Única da Comarca de Caaporã, na Paraíba, e os mandados foram cumpridos nas cidades de Recife, Olinda, Cabo de Santo Agostinho e Ipojuca, todas em Pernambuco.
Segundo a Polícia Civil de Pernambuco, as investigações da Operação Sósia começaram em dezembro de 2021. Os policiais descobriram que os investigados emplacavam os automóveis de forma fraudulenta no Detran de Pernambuco e, depois de aplicar o golpe em uma instituição financeira, noticiavam o veículo, que era chamado de “dublê”, como roubado, na Delegacia Municipal de Pitimbu, na Paraíba.
Conforme as investigações, em apenas um dos golpes, os suspeitos teriam causado um prejuízo de R$ 303.544,22 em uma seguradora. Além do prejuízo às instituições financeiras, o “Golpe do Renavam” também estaria prejudicando as pessoas que compravam veículos novos, que não conseguiam emplacar os carros pois já constavam nos sistemas como licenciados em nome de terceiros.
A polícia informou que também está sendo investigado se houve participação de servidores públicos nos crimes.
De g1 Paraíba