Uma reportagem especial do UOL publicada neste sábado (27) revelou que uma grande remessa de cartões do programa que constitui o Auxílio Brasil está em processamento e em breve chegará à residência de 500 mil famílias. A estratégia seria ideal para alavancar a disputa do atual presidente Bolsonaro à reeleição.
No Capão Redondo, periferia de São Paulo, o pintor desempregado Aurino Vieira ficou surpreso quando o carteiro bateu na porta de sua casa. “Ele falou que tinha chegado dinheiro para mim. Até assustei”, disse. Dentro de um envelope, havia um cartão de débito, estampado com a bandeira nacional e o logo do Auxílio Brasil, programa de transferência de renda do governo de Jair Bolsonaro (PL). Era 17 de agosto, segundo dia da campanha eleitoral de 2022.
A entrega faz parte da primeira leva de cartões do Auxílio Brasil. Lançado em novembro de 2021 para substituir o Bolsa Família, o programa não tinha cartão próprio. Foi apenas em julho deste ano — já dentro do calendário eleitoral — que os novos cartões começaram a ser entregues.
Em menos de dois meses, até 19 de agosto, 6,1 milhões de unidades foram postadas nos Correios — o acesso ao benefício se dava via app, direto na Caixa Econômica Federal ou usando cartões da época do Bolsa Família — Muitas ainda estão em rota de entrega e devem chegar nas próximas semanas.
É mais do que o número de cartões do Bolsa Família emitidos nos quase três anos em que o programa ficou sob gestão do governo Bolsonaro: 5,5 milhões. O Ministério da Cidadania, responsável pelo Auxílio Brasil, foi procurado por email e telefone desde o dia 24 de agosto, mas não se manifestou.