A programação do 1º Festival Internacional de Cinema de João Pessoa (FestincineJP), realizado pela Fundação Cultural da Capital (Funjope), inclui palestras, mesas redondas, rodadas de negócios, exposições e exibição gratuita de filmes. O evento começa nesta sexta-feira (26), às 19h, com o espetáculo ‘Poesia do Som’, na Praça do Povo, do Espaço Cultural José Lins do Rêgo, e segue até 30 de agosto.
O diretor executivo da Funjope, Marcus Alves, destacou que a ideia é realizar um festival que seja competitivo, com mostras, apreciação artística e estética do público, mas, principalmente, que o audiovisual de João Pessoa tenha um grande encontro com os financiadores de projetos e produções cinematográficas.
Por isso, segundo ele, a Prefeitura, por meio da Funjope, investiu em trazer todos os players que estão confirmados no FestincineJP. Marcus Alves estima que o evento tenha uma média de 200 reuniões de negócios, tudo já agendado. “Essa é a linha que nós construímos. Pretendemos transformar o audiovisual e o cinema de João Pessoa num produto de mercado, numa indústria, como é no mundo inteiro. Não basta ser criativo, tem que ter capacidade de captar recursos com os investidores. Os players são os nossos investidores”, afirmou.
Abertura – Na abertura do evento, a apresentação será realizada pela Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa e a Companhia Municipal de Dança da cidade. Em paralelo, às 21h30, haverá um momento festivo, no Hotel Globo, que terá a DJ Dany Andrade como atração.
A programação, porém, começa na manhã do dia 26, com a entrega da Carta Balizadora da Agência de Cinema e Audiovisual de João Pessoa e da João Pessoa Film Commission, assim como a assinatura do Termo de Parceria entre a João Pessoa Film Commission e a São Paulo Film Commission.
Na lista de atividades do FestincineJP estão previstas diversas palestras, entre elas, ‘Ambiente de Mercado Internacional – Ventana Sur’, com Daniel de La Vega; ‘A Agência de Cinema e Audiovisual de João Pessoa’, com Alfredo Manevy, e o workshop ‘O projeto como peça-chave na realização de uma obra audiovisual’, com Vânia Lima, na Usina Energisa.
Na programação cultural, algumas atrações são a Escola Império do Samba, do Roger; Urso sem lenço e sem documento e o Urso Branco e Cia. Já as exibições de filmes de curta e longa-metragem acontecem no Cinema Centerplex, no Mag Shopping. Entre os filmes estão o curta ‘Calunga Maior’, dirigido por Thiago Costa, da Paraíba, e o longa Amparo, do diretor colombiano Simón Mesa Soto.
Capacitação – Preparar os produtores também está nos planos da Funjope ao lançar o 1º FestincineJP. Nos dias 28 e 29, será realizado o Laboratório de Produção Criativa, com os consultores Sebastián Penã Escobar, Clémentine Mourão-Ferreira e Tatiana Martinelli Loureiro. No mesmo dia, haverá rodada de negócios.
No dia 30, acontece a sessão hors concours, com o longa ‘A Viagem de Pedro’, dirigido por Laís Bodanzky, Brasil/Portugal, seguida por um debate. O encerramento contará com a premiação para os filmes das mostras competitivas, premiação Projeto Paradiso e Premiação Cinema do Brasil para os produtores executivos que participaram do Laboratório de Produção Executiva Criativa.
A programação completa pode ser acessada no link.