Uma operação de resgate e repatriamento organizada pela Força Aérea Brasileira (FAB) deve trazer, de acordo com informações do Governo da Paraíba, ao menos 16 paraibanos que estão na Ucrânia de volta ao Brasil.
Está programado para esta terça-feira (1º) o envio de dois aviões da FAB para resgatar os brasileiros que se encontram em países vizinhos, como a Polônia.
O número de 16 paraibanos, segundo a assessoria de Comunicação da secretária de Representação da Paraíba, é baseado no levantamento daqueles que procuraram embaixada do Brasil na Ucrânia para solicitar a entrada no país entre fevereiro de 2021 e fevereiro de 2022.
Adauto Fernandes, titular da pasta, declarou que “desde a última sexta o governador João Azevêdo determinou que a Secretaria de Representação, em Brasília, não medisse esforços para ajudar paraibanos que estão na Ucrânia e querem voltar ao Brasil”.
Entre os paraibanos na Ucrânia estão jornalistas, atletas, empresários, profissionais liberais e de tecnologia. A operação para repatriar os brasileiros contará com duas aeronaves KC-390.
“A expectativa é de que nas próximas horas a gente possa estar recebendo a informação, por parte do Itamaraty, com relação aos horários dois dois voos da FAB que estão indo repatriar brasileiros e paraibanos que estão na Ucrânia”, completou.
Com informações de Portal T5