Com a iminência de o deputado Raniery Paulino ser anunciado oficialmente pelo partido Republicanos como pré-candidato a deputado federal, o que acontecerá no dia 10 de março, lá em Guarabira e região lideranças já se mobilizam para a formação de comitês RanMila, simbiose entre as candidaturas de Raniery Paulino a federal e Camila Toscano a estadual.
A última vez que a Rainha do Brejo elegeu um filho da terra para a Câmara Federal foi em 1994, quando Roberto Paulino recebeu a solidariedade do guarabirense e brejeiro que votou em massa em sua candidatura.
Quase três décadas se passaram desde essa proeza e agora mais um Paulino ao que tudo indica tentará repetir o feito com amplas chances.
Sempre dando votações expressivas aos conterrâneos, Guarabira e região se dividiam em votar para deputado estadual nos Paulinos e Toscanos, hoje representados por Camila e Raniery, mas agora com essa possibilidade de disputarem cargos diferentes a tendência é que os eleitores esqueçam as diferenças e promovam o voto casado Raniery federal, Camila estadual.
Não será, porém uma aliança formal, pois cada um tem seus candidatos majoritários e proporcional, herdando Camila espontaneamente votos de Raniery, ao mesmo tempo em que os votos para federal migrem em massa pra Raniery, que poderá chegar a marca histórica de 40 mil votos só naquela região, o que lhe garantiria uma partida extraordinária, pois essa tendência do voto RanMila pode também se espalhar pelo Curimataú.
Dercio Alcântara