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Início Denúncia

Procon-JP abre 30 processos de consumidores prejudicados por correspondente bancário

19 de fevereiro de 2022
em Denúncia, Destaque2, Irregularidades, João Pessoa
Tempo de leitura: 2 mins de leitura
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Mutirão online para renegociação de dívidas do Procon-JP vai até 31 de março

Trinta consumidores prejudicados por um correspondente bancário formalizaram abertura de processo administrativo na Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do consumidor em apenas um dia.

A denúncia é de que a empresa, que está com as atividades suspensas desde a última quarta-feira (16), não realizava a compensação dos pagamentos efetuados no guichê instalado em um shopping no bairro de Tambiá. O Procon-JP continua atendendo aos clientes que se sentirem lesados para as providências legais.

As reclamações dos consumidores dando conta de boletos pagos e não compensados pelo correspondente bancário são referentes ao IPVA e licenciamentos, faturas de água, cartão de crédito, mensalidade de faculdade, etc. O secretário do Procon, Rougger Guerra, conta que tem relato de consumidor que pagou a conta de água e foi surpreendido com o aviso de corte por atraso no pagamento da fatura.

“Nossa parte na defesa do consumidor está sendo feita desde que notificamos a empresa no início do mês de fevereiro. Mesmo com a interrupção do funcionamento, a empresa não protocolou nenhum documento para sua defesa até o início da tarde desta sexta-feira, dia 18”, informou.

Interdição – A interdição do correspondente bancário ocorreu após diversas denúncias dos consumidores de que a empresa não estava compensando os pagamentos efetuados.

“Após não obtermos resposta da notificação solicitando explicações sobre as reclamações, autuamos a empresa para que procedesse a defesa no prazo legal e, novamente, nenhuma resposta. A interdição do local foi necessária para tentar minimizar o problema e também para evitar que outros consumidores fossem prejudicados”, explica Rougger Guerra.

Polícia Civil – O Procon-JP também está encaminhando as informações para a Polícia Civil para que possa apurar eventual ilícito criminal. O titular do Procon-JP salienta que a irregularidade não tem características apenas como infração prevista na relação de consumo, por isso a documentação e as informações que chegarem ao Procon-JP  serão enviadas para Polícia Civil. “De posse dessas informações, a Instituição decide que caminho tomar”.

Penalidades – Além da interdição do local (cujas atividades estão temporariamente suspensas), a empresa também está sujeita a multas, inclusive cumulativas, já que desconsiderou todos os prazos legais desde o início do processo.

Atendimentos do Procon-JP

Sede: Avenida Pedro I, n° 473, Tambiá

Telefone para orientação e dúvidas: 0800 083 2015

Whatsapp: 98665-0179

Instagram: @procon_jp.

 

 

 

PMJP.
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