O programa 360 Graus recebeu, nesta quinta-feira (170, a secretária de Educação do município de João Pessoa, a professora América Castro. Na ocasião, a secretária deu mais detalhes sobre as ações desenvolvidas pela Prefeitura da Capital, que está entregando aos professores da rede municipal de ensino Chromebooks para auxiliar no processo de aprendizagem em sala de aula, além de adiantar a volta dos jogos escolares.
Mesmo com as dificuldades enfrentadas pela Educação devido à pandemia da Covid-19, a pasta está em processo de modernização, disponibilizando aos professores da rede municipal de ensino chromebooks com o intuito de facilitar o processo de aprendizagem através da tecnologia. América, que está há pouco mais de um ano à frente da secretaria, revelou que encontrou, em janeiro de 2021, uma Educação sucateada, com obras em escolas paralisadas há mais de um ano.
“Entre as 100 unidades que temos de escolas, 45 delas estavam com reformas iniciadas e, o que é pior, paralisadas, algumas paralisadas há um ano e muitas delas onde ordens de serviço foram dadas no mês de junho, véspera de eleição”, relatou.
Superadas as adversidades iniciais, América está conduzindo a pasta em direção à tecnologia. Com a expansão do ensino remoto em decorrência das restrições impostas pelo coronavírus, ficou evidente a necessidade de uma Educação mais moderna e conectada. Por esta razão, a Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria de Educação e Cultura, (Sedec), adquiriu 13 mil Chromebooks, 41 mil tablets e 70 mil chips de internet, que estão sendo entregues aos professores.
“A gente não tinha equipamentos nas escolas. Professores nossos tiveram que comprar equipamentos, tiveram que bancar do bolso internet para ministrar as aulas. Aqui nunca tinha havido uma licitação desse porte, de comprar vários instrumentos de tecnologia, tivemos um pouco de dificuldade para caminhar, mas hoje os nossos professores já receberam os chromebooks, que tem o que há de melhor em tecnologia educacional, um equipamento leve, que não tem vírus, que não acaba o armazenamento”, explicou.
Conforme a secretária, os chromebooks forma escolhidos pela gestão municipal pois são laptops apropriados para a educação, com maior autonomia de bateria, resistência a impactos, além de atenderem a comandos de forma mais rápida, com bloqueio a vírus e que também se transformam em tablets. “Fomos buscar o melhor equipamento que se usa hoje em Educação”, garantiu.
A professora América ainda adiantou ao 360 Graus que os jogos escolares estarão de volta à rede municipal de ensino. “Esses meninos precisam ser incentivados. Temos toda uma estrutura dentro da diretoria de esporte para fazer o acompanhamento, colocar os professores de esporte dentro das atividades escolares, para que possamos avançar nesse ponto também, conforme orientação do prefeito Cícero”, comentou.
Assista à entrevista completa com a secretária de Educação de João Pessoa, América Castro: