O secretário de Saúde de Patos, Leônidas Dias, explicou a doação de 3500 doses de vacinas contra a Covid-19 para o município de Campina Grande. Segundo ele, em meados de dezembro de 2021, a cidade recebeu duas grandes remessas do imunizante num período em que quase toda a população acima de 12 anos estava com as duas doses aplicadas, resultando na baixa procura da vacina. Com o prazo de positivação próximo, a doação das doses foi o melhor caminho para evitar a perda dos imunizantes.
“Após positivada, essa vacina tem que ser utilizada em até 31 dias. Esse prazo foi se aproximando, a busca por vacina no município foi diminuindo, inclusive pelo avanço e sucesso da vacinação na cidade, mais de 90% da população devidamente vacinada naquela época, e nós estávamos com prazo de positivação da vacina se aproximando e não poderíamos perder essas vacinas pois são encaminhadas pelo Ministério da Saúde com recurso público federal investido e envolvido nessa vacinação e nós não poderíamos ser irresponsáveis ao ponto de deixar essas vacinas se perderem”, esclareceu Leônidas.
Para evitar o desperdício, a Secretaria de Saúde de Patos entrou em contato com municípios vizinhos para o encaminhamento dos imunizantes. Campina Grande sinalizou a necessidade do recebimento das doses pois tinham uma demanda maior do que vacinas em estoque.
“Fizemos o encaminhamento dessas doses para Campina Grande, o que é recomendado pelo Estado da Paraíba e Campina Grande utilizou essas doses sem problemas, sem adversidades, sem nenhuma intercorrência e nós cumprimos o nosso papel que foi encaminhar as doses que estavam com prazo de positivação próximo ao seu vencimento para não termos perdas de recursos públicos e nem perda de vacinas”, completou.
A cidade de Patos possui, atualmente, 99% de sua população acima de 12 anos imunizada contra o coronavírus, segundo dados internos. “Somos referência na vacinação em todo o Estado da Paraíba, e no Nordeste, e não poderíamos perder vacinas”, finalizou o secretário de Saúde de Patos.