Atingindo cerca de 5% do público alvo, a vacinação contra a Covid-19 de crianças com idade entre 5 e 11 anos está abaixo das expectativas na Paraíba. Até a manhã de terça-feira (9), segundo dados do SI-PNI, 19.537 crianças haviam recebido a primeira dose do imunizante no Estado.
Considerando o levantamento do consórcio de veículos de imprensa, formado por g1, “O Globo”, “Extra”, “O Estado de S.Paulo”, “Folha de S.Paulo” e UOL, a Paraíba aparece como o terceiro Estado que menos vacinou crianças no Brasil.
Para a Secretaria de Estado da Saúde (SES), há uma demora no repasse de informações, por parte dos municípios, com relação as doses aplicadas no público infantil. O órgão acredita que há mais crianças paraibanas vacinadas do que o registrado no sistema.
A SES destaca que os números atuais podem não corresponder ao número real de doses aplicadas, tendo em vista que os municípios podem demorar alguns dias para informar nos sistemas oficiais do Ministério da Saúde.
O secretário de saúde, Geraldo Medeiros, informou que o Estado já distribuiu 240 mil doses pediátricas para os municípios paraibanos. Entretanto, ele admite a existência de dificuldade para a adesão da vacinação desse grupo.
Por esta razão, a Secretaria de Saúde planeja criar o Dia C de Vacinação contra a Covid-19, com o objetivo de intensificar o chamamento do público infantil para a imunização contra a doença. “Faremos uma grande divulgação, justamente para que possamos avançar”, declarou Medeiros.
O secretário ainda adiantou que será feito um levantamento para apurar se houve a falta de registro da aplicação de doses nos sistemas, além de identificar também em quais municípios pode estar ocorrendo menor aceitação.
Com informações de G1 Paraíba