Foi deflagrada na manhã desta quinta-feira (03) a Operação Moenda, uma ação encabeçada pela Polícia Civil, através da Delegacia de Combate à Corrupção (Deccor), e autorizada pela Comarca Judicial de Guarabira. Estão sendo cumpridos quatro mandados de busca e apreensão em Campina Grande e Pilões.
Com apoio do Grupo de Operações Especiais (GOE) e da 2ª Superintendência Regional da Polícia Civil, mais especificamente a Delegacia de Homicídios, a operação apura o desvio de recursos públicos, fraudes em licitação para contratação de empresa para serviços de transporte à Prefeitura de Pilões.
A Polícia Civil ainda solicita que a Prefeitura de Pilões envie documentos e irá intimar supostos envolvidos para prestar depoimentos.
As investigações foram iniciadas no ano de 2020, sob o comando do titular da Deccor, o delegado Állan Murilo Terruel. Foram apurados indícios de que os serviços de transporte eram executados por terceiros que não tinham ligação com a gestão de Pilões ou com a empresa contratada.
Para a execução do serviço mencionado, foram utilizados veículos sem registro regular no Departamento Estadual de Trânsito (Detran) como prestadores de serviço de transporte, contrariando o que é exigido pela legislação.
Inspeções realizadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-PB) também identificaram irregularidades entre os anos de 2018 a 2019.