Daniel Beltrammi, secretário Executivo de Gestão da Rede de Unidades de Saúde da Paraíba, alertou nesta segunda-feira (31) sobre os cuidados necessários para conter a propagação da variante ômicron do coronavírus. De acordo com ele, no cenário epidemiológico atual, o número de mortes em razão da Covid-19 subiu 10 vezes mais na Paraíba e se assemelha ao registrado durante o início do ano de 2021.
“Em média, o número de mortes subiu 10 vezes na Paraíba, por isso é preciso que as pessoas completem o esquema vacinal, usem máscaras e evitem aglomerações”, frisou Beltrammi em entrevista ao programa Arapuan Verdade, da Rádio Arapuan FM.
O secretário ressalta que o elevado número de casos já reflete tanto na ocupação de leitos do sistema público de saúde quanto da rede privada. Ele ainda frisa que a variante atinge uma parcela de idosos que possuem o esquema vacinal incompleto contra a doença.
Para Daniel Beltrammi, a única forma de tentar combater a variante ômicron, atualmente, é com a dose de reforço. “Os idosos, que foram os primeiros a se vacinarem lá em fevereiro, março, precisam tomar a dose de reforço”, lembrou.