Nas primeiras horas deste sábado (29), a prefeitura de Santa Rita, por meio da Secretaria de Infraestrutura, realizou o serviço de limpeza urbana, removendo os resíduos dos locais afetados pelas fortes chuvas que atingem o Estado desde a última sexta-feira (28) e refazendo o serviço de desobstrução de galerias, que já haviam sido desobstruídas no início da semana.
As equipes continuam em alerta desde a noite dessa sexta-feira (28), tomando todas as providências, a fim de minimizar os danos causados nos bairros mais atingidos do município. Uma força tarefa foi montada e está nas ruas, trabalhando para resolução dos problemas.
Máquinas e tratores estão nas ruas dos bairros de Tibiri II, Heitel Santiago e Marcus Moura, auxiliando o trabalho da equipe. Além disso, outras Secretarias também estão envolvidas nessa ação, entre elas, Secretaria do Meio Ambiente (SEMMA), Secretaria da Ação Social, Chefia de Gabinete, Defesa Civil, entre outras.
O secretário de Infraestrutura, Klelyson Leite, ressaltou que o serviço de desobstrução das galerias dos bairros de Tibiri II, Heteil Santiago e Marcus Mouras, e de outros bairros, já havia sido executado, e mesmo assim, isso não impediu o alagamento de ruas. “Esse é um problema que existe há décadas em alguns bairro de Santa Rita, o que acaba prejudicando a população. A nós, nos cabe agora, tentar solucionar essa problemática. Vamos, a partir desta segunda-feira, iniciar ações que venham frenar esses alagamentos que ocorrem em algumas ruas, em nosso município”, afirmou.
Em paralelo ao planejamento e as ações que já são e serão executadas por parte da prefeitura municipal, é preciso a conscientização da população para não jogar lixo nas ruas, pois isso acarreta no entupimento das galerias, causando transtornos e prejuízos para o próprio morador.