A Secretaria de Saúde da Paraíba divulgou nota no início da noite desta sexta-feira (21) para desmentir um vídeo mentiroso que circula nas redes sociais. Na gravação, o choro de um pai que perdeu seu filho é usado para atacar a vacinação contra a Covid-19, pois foi inventado que o óbito ocorreu em razão dos efeitos adversos causados pelo imunizante.
Segundo o texto, a cena do vídeo em questão sequer aconteceu na Paraíba e o motivo da morte não tem relação alguma com a vacina aplicada contra o coronavírus. A Secretaria de Saúde evidência que “nenhum efeito adverso grave em decorrência da vacina foi registrado no estado”.
Leia a nota completa abaixo:
NOTA
Circula nas redes sociais há alguns dias, um vídeo, supostamente ocorrido no estado da Paraíba, de um pai chorando a morte de seu filho e a causa seria um efeito adverso grave relacionado à vacinação contra Covid-19. Porém, não é verdadeira a informação de que tenha ocorrido nas Paraíba, tampouco que tenha sido um efeito da vacina contra Covid-19. Nenhum efeito adverso grave em decorrência da vacina foi registrado no estado.
A Secretaria Estadual de Saúde da Paraiba lamenta que a dor de um pai esteja sendo utilizada para espalhar notícias falsas sobre a campanha de vacinação contra Covid-19.
Até 21 de janeiro de 2022, a Paraiba atingiu a marca de 64% de sua população completamente vacinada contra a Covid-19 e reduziu a mortalidade pela doença em 90%, dado que reafirma que a vacinação é segura e eficaz.
Não acredite em notícias sensacionalistas veiculadas por quem não tem compromisso com a defesa da vida.
João Pessoa, 21 de janeiro de 2022