O secretário executivo de Saúde de João Pessoa, Luís Ferreira de Sousa Filho, demonstrou preocupação com a iminente terceira onda da covid-19 na Capital, devido ao elevado números de novos testes positivos para a doença que estão sendo registrados nos últimos dias. Ele explica que a cidade está com taxa de contaminação superior a 4, ou seja, cada 100 pessoas infectadas contaminam outras 400.
Luís Ferreira comenta que a atual onda é diferente das que o Brasil enfrentou anteriormente em razão do considerável número de pessoas vacinadas contra o coronavírus, fazendo com que maioria das pessoas infectadas seja assintomática ou apresente sintomas leves.
“Esse valor é subestimado porque depende da notificação dos casos. Não pega os que não foram notificados. Estamos vivendo uma terceira onda de covid. O que tem de diferente são as pessoas vacinadas. A grande maioria é assintomática ou tem sintomas leves e não sobrecarrega a rede hospitalar, é um resquício da vacina e é o que torna mais confortável em relação ao anterior”, destacou o secretário.