A Prefeitura de João Pessoa, em parceria com a ONG Amigos do Peito da Paraíba, iniciou na tarde desta quinta-feira (20) um trabalho de educação em saúde e assistência em mastologia para mulheres que demandam uma avaliação especializada. As ações acontecem no âmbito do Projeto Jampa no Peito, que tem como objetivo promover a prevenção ao câncer de mama na Capital.
A iniciativa é da Área Técnica de Saúde da Mulher da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). A proposta é levar informações importantes sobre o câncer de mama para rodas de conversas, nos Distritos Sanitários, envolvendo a população feminina e os profissionais de saúde da Atenção Básica de diferentes bairros pessoenses.
“Que as mulheres possam ter informações de qualidade, que os profissionais de saúde tenham a capacitação adequada para cuidar dessas mulheres e que, dessa forma, a gente consiga reduzir a mortalidade por câncer de mama no nosso município”, disse a mastologista Joana Marisa de Barros, coordenadora da Área Técnica de Saúde da Mulher da Secretaria Municipal de Saúde.
Serão realizados rodízios em todos os Distritos Sanitários de João Pessoa, onde serão convocados os profissionais de saúde, as mulheres e a comunidade para participar. Semanalmente, será realizada uma roda de conversa, com palestra e depoimentos de mulheres que já vivenciaram a experiência de um diagnóstico de câncer de mama.
Na ocasião também são realizadas 20 consultas pela mastologista e as pacientes serão previamente selecionadas pelos profissionais da USF onde acontece a ação, priorizando sempre os casos de maior necessidade ou urgência.
O primeiro encontro foi realizado nesta quinta, na Unidade de Saúde da Família (USF) Verde Vida, no Bairro das Indústrias, que faz parte do DS I. Na ocasião, Rosana Aires Porpino, que faz parte da diretoria da ONG Amigos do Peito da Paraíba prestou um depoimento. Há 11 anos ela teve câncer de mama. Rosana é autoria do Cordel da Prevenção e lançou, em outubro passado, o livro “Um Peito Cheio de Histórias”, onde narra sua história.
“Além de representar um significativo potencial de impactar positivamente a população feminina de João Pessoa em relação aos cuidados com a saúde mamária, o Jampa no Peito também promoverá uma capacitação especializada para os profissionais da Atenção Básica”, ressaltou Joana Marisa de Barros.
A ação teve o apoio de vários profissionais, entre elas, Lidiane Silva, gerente e referência da Saúde da mulher no DS I, e Danielle Rayane, gerente da USF Verde Vida.