A Gerência de Ensino e Pesquisa do Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW-UFPB), da Universidade Federal da Paraíba e vinculado à Rede Ebserh, deu as boas-vindas, nesta sexta-feira (7), aos estudantes da turma 107 do curso de graduação em medicina. O acolhimento aos novos internos do hospital-escola contou com a presença do reitor da UFPB, Valdiney Gouveia, que abriu a solenidade oficial.
Em seu pronunciamento, o reitor afirmou aos discentes que o diferencial na carreira deles como médicos não será a técnica, mas a forma como irão tratar os pacientes. Ele ressaltou que todos os que estavam ali estudaram muito para conseguir uma vaga no curso de medicina da UFPB. “Vocês não escolheram a medicina, vocês foram escolhidos. Não se esqueçam de renovar, a cada dia, o que vocês representam”, pontuou Gouveia.
Representando a superintendência do HULW na sessão de acolhimento, o médico Eymard Medeiros, que é o titular da Gerência de Atenção à Saúde, apresentou aos estudantes uma máxima que deve ser levada para toda a vida: “O exemplo arrasta”. Com essa frase, o gestor lembrou aos internos da importância de se adotar uma postura adequada, como estudantes e profissionais, e destacou que agora eles estão vivenciando a prática do melhor hospital-escola do Estado. “A UFPB tem a melhor escola médica da Paraíba, e aqui vocês serão colocados diante do que farão pelo resto da vida”, disse.
Eymar Medeiros também citou para os estudantes algumas melhorias recentes realizadas no hospital-escola, não apenas em relação a avanços tecnológicos, mas também no que tange à modernização da gestão. Ele destacou ainda a reforma da fachada do HULW, iniciada esta semana e cujas obras devem durar dois anos, exatamente o período de internato dos estudantes.
Também presente ao evento, o coordenador do curso de medicina da UFPB, Estácio Amaro, chamou a atenção dos estudantes para o eixo ético-humanístico do curso e que tal componente perpassa toda a graduação em medicina da universidade federal. Ratificando o pronunciamento do reitor Valdiney Gouveia, Amaro afirmou que “o bom médico não é só o que tem a técnica”, pois é necessário ter um olhar humanizado para os pacientes, e destacou que a UFPB possui um padrão diferenciado de estudantes de Medicina. “Vocês lutam, vocês se esforçam. A gente vai ter muito orgulho de vocês”, pontuou.
EVENTO INFORMA E ACOLHE OS NOVOS INTERNOS
Para o gerente de Ensino e Pesquisa do Lauro Wanderley, Eduardo Fonseca, o acolhimento aos novos internos é essencial. “Eles conheceram a estrutura do hospital, receberam informações sobre como prevenir infecção hospitalar, sobre segurança e cuidados do paciente e de como atuar do ponto de vista ético. É de fundamental importância recepcioná-los e mostrar que o hospital universitário está aberto para eles, pois nosso DNA é o ensino”, declarou. Fonseca ainda destacou que a Gerência de Ensino e Pesquisa é um ponto de recepção e de interação entre os alunos e o HULW.
Vaitssa Jorge da Silva, estudante do 9º período de medicina, está satisfeita com os primeiros dias de internato no HULW. “Está sendo um início bem legal. A gente está sendo muito bem recepcionada pelos residentes, eu estou rodando Cirurgia Geral, e os residentes estão ensinando bastante, ajudando em tudo que a gente precisa saber”. A interna também aprovou o acolhimento desta sexta-feira. “É uma forma de a gente conseguir se integrar, de saber como é o hospital, de como tudo funciona. Dizem muito que o interno chega e fica jogado. Eu não estou sentindo isso, estou me sentindo muito bem mesmo, muito bem acolhida”.
Após a abertura oficial do evento, a atividade de acolhimento dos internos contou com a participação do Conselho Regional de Medicina na Paraíba (CRM-PB). Na ocasião, a médica Débora Cavalcanti, que é segunda vice-presidente do CRM-PB, abordou questões sobre a ética médica, lembrou a existência da Lei do Ato Médico e como o CRM atua. “O Conselho preserva a boa medicina”, destacou. Na recepção aos estudantes, também houve apresentação da Comissão de Segurança do Paciente do HULW e da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar.
Sobre a Rede Ebserh – O HULW-UFPB faz parte da Rede Ebserh/MEC desde dezembro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.