O secretário de Saúde da Paraíba, Geraldo Medeiros, comentou, em entrevista à TV Arapuan nesta segunda-feira (27), a respeito da propagação da Influenza A (H3N2) na Paraíba. Conforme Medeiros, o surto da gripe registrado em João Pessoa pode adquirir caráter epidêmico, se disseminando por todo o Estado.
“Já prevemos que esse surto tende a evoluir”, alertou. O secretário informou que a pasta solicitou ao Ministério da Saúde os antivirais necessários para o combate à doença, contudo, as vacinas que oferecem proteção para esta nova variante só deve ter sua distribuição iniciada no próximo ano.
“Semana passada solicitamos antivirais ao Ministério da Saúde. Essa vacina que recebemos e aplicamos em abril de 2021 não protege contra essa variante H3N2. Só teremos essa vacina adequada em abril de 2022, até lá teremos que conviver com essa epidemia até o final de março”, lamentou.
Geraldo Medeiros também expôs em quais cidades paraibanas já foram registrados casos da H3N2. “Já temos relatos de surtos em Guarabira, Campina Grande e a tendência é se tornar epidemia em todo o estado em função do alto poder de propagação do H3N2. Vamos nos reunir com a secretária municipal de Saúde, Margareth Diniz, e o Ministério da Saúde para avaliar o envio desses antivirais para a Paraíba”, completou.