O ex-deputado estadual Simão Almeida, de 77 anos, precisou ser internado na UTI do Hospital da Unimed, em João Pessoa, em decorrência da Covid-19. No início da noite dessa quinta-feira (16), ele foi intubado pela equipe médica da unidade hospitalar.
Conforme informado pelos dirigentes do partido, o quadro de saúde evoluiu com dispneia (falta de ar e aumento do trabalho respiratório), se fazendo necessário a transferência para a UTI. A gasometria dele não apresentava bom nível, além do desconforto respiratório. “A melhor alternativa neste momento é a ventilação invasiva, que vai dar conforto e é melhor para o manejo das disfunções pulmonares pelo ventilador mecânico”, explicou um dos dirigentes do seu partido, o PCdoB. “Vai dar tudo certo”, previu.
Na última sexta-feira, dia 10 de dezembro, Simão sentiu os primeiros sintomas da Covid-19. No sábado, após testagem, foi constatado que a infecção pelo coronavírus. Inicialmente, foi recomendado o tratamento em casa mas na terça-feira (14), ao ir fazer exames na unidade hospitalar, a equipe médica achou melhor mantê-lo internado.
Num primeiro momento, Simão Almeida ficou em uma enfermaria na chamada Ala Vermelha da Unimed e depois foi transferido para um apartamento do hospital. Durante o dia dessa quinta-feira, ele chegou a brincar com os integrantes de um grupo do PCdoB nas redes sociais, dizendo que “ainda não era o momento dele” e que iria participar das comemorações do centenário do PCdoB, que ocorrem em 2022. O ex-deputado teve um câncer de próstata e se curou há 23 anos.
Simão de Almeida Neto é natural de Boa Vista, na Região do Cariri paraibano, onde nasceu a 9 de janeiro de 1944. Engenheiro elétrico de formação, já disputou nove eleições pelo PCdoB paraibano. Sua primeira disputa foi em 1988, quando foi candidato a vice-prefeito na chapa de Antônio Arroxelas (PDT), que ficou na quarta posição entre sete candidatos. Na eleição de 1990, elegeu-se deputado estadual com 4.538 votos. Em 1994, obteve 7.615 votos, mas não conseguiu a reeleição.
Em 1996, Simão Almeida candidatou-se a vice na chapa de Lúcia Braga (PDT), que levou a disputa para o segundo turno contra Cícero Lucena (PMDB), que elegeu-se prefeito de João Pessoa. Dois anos depois, disputou uma vaga na Câmara dos Deputados, recebendo 11.820 votos, não conseguindo se eleger. Ele também não conseguiu uma vaga na Câmara Municipal em 2000, obtendo 1.322 sufrágios.
Seu melhor desempenho eleitoral foi em 2002, quando candidatou-se ao Senado Federal e recebeu 113.405 votos (50.711 foram do eleitorado pessoense). Não disputou nenhum cargo eletivo em 2004 e 2008, e não foi bem-sucedido nas eleições de 2006 (4.291 votos para deputado estadual) e 2010 (3.816 votos), sua última disputa estadual. Desde 2018, é diretor-presidente da Junta Comercial da Paraíba (Jucep).
Em janeiro de 2020, Simão Almeida chegou a ser escolhido como um dos pré-candidatos do PCdoB à Prefeitura de João Pessoa (PMJP).
Com informações de EspaçoPB