A ansiedade de acordar para completar o ciclo vacinal. Foi com essa alegria que a técnica de enfermagem Wilkilene Cabral saiu da sua casa neste sábado (11), no Valentina, em direção ao Mangabeira Shopping. “Na correria da semana fica difícil conciliar o tempo, é muito bacana quando tem uma campanha assim. Estou tomando a terceira dose hoje e é um alívio”, destacou.
Cerca de 500 profissionais da saúde atuaram para atender a demanda por parte da população. Um esquema montado especialmente para garantir que a população de João Pessoa complete seu esquema vacinal o quanto antes.
“É fundamental que a gente acelere esse processo de imunização, principalmente aquelas pessoas que ainda não se vacinaram com primeira e segunda doses. As mutações do vírus que estão surgindo tem afetado mais severamente pessoas que estão vulneráveis, sem imunização. Já quem está nesse momento de terceira dose, é importante procurar se vacinar, porque a dose de reforço vem garantir ainda mais o sistema imunológico, assegurando uma maior proteção contra o vírus”, destacou Fernando Virgolino, chefe de Imunização do município.
A vacinação também foi aplicada em 50 Unidades de Saúde da Família (USFs), distribuídas em cinco Distritos Sanitários, até o meio-dia deste sábado. Neste dia D de vacinação, não está sendo necessário realizar agendamento por site ou aplicativo. Todos os espaços estão preparados para atender a procura dos moradores por vacina.
O Governo do Estado acompanhou de perto a atuação dos profissionais da Prefeitura neste sábado e elogiou o trabalho da gestão municipal, em garantir a agilidade do esquema vacinal completo em João Pessoa.
“É uma chance da gente acelerar a cobertura vacinal, principalmente pra quem ainda não recebeu nenhuma dose. No nosso estado são mais de 400 mil pessoas que ainda não receberam a segunda dose, por exemplo. Quando o Estado se junta aos municípios, se junta a João Pessoa pra somar, para auxiliar nesse trabalho, a gente assegura que um número maior de pessoas procuram a vacinação, por demanda espontânea, sem agendamento, em vários pontos”, destacou Daniel Beltrammi, secretário executivo de Gestão em Saúde da Paraíba.