• Sobre
  • Contato
07/06/2025
Blog do Dércio
  • Início
  • Brasil
  • Mundo
  • Notícias
  • Opinião Polêmica
  • Paraíba
  • Podcast’s
  • Arquivo
Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Brasil
  • Mundo
  • Notícias
  • Opinião Polêmica
  • Paraíba
  • Podcast’s
  • Arquivo
Sem Resultado
Ver todos os resultados
Blog do Dércio
Sem Resultado
Ver todos os resultados
Início Brasil

Polícia Federal afirma que dados do Ministério da Saúde não foram criptografados por hackers

11 de dezembro de 2021
em Brasil, Crise, Denúncia, Destaque2, Polêmica, Tecnologia
Tempo de leitura: 3 mins de leitura
A A
Ministério da Saúde quer vacinar toda a população contra a Covid-19 em 2022

Na tarde dessa sexta-feira (10), o site saude.gov.br ainda estava fora do ar ou instável após ataques de hackers durante a madrugada, o mesmo valendo para o ConecteSUS e outros sistemas ligados ao Ministério da Saúde.  A suspeita inicial era a de que um ransomware estivesse por trás dessa ação, mas as investigações da Polícia Federal sugerem que o incidente não envolveu esse tipo de malware.

O ataque é grave por ter causado transtornos a cidadãos que precisam dos sistemas afetados para, por exemplo, acessar o certificado de vacinação contra a COVID-19. O maior temor é o de que tenha ocorrido perda ou roubo de informações. Porém, o ministro Marcelo Queiroga já assegurou que o Ministério da Saúde tem backup dos dados.

Era por volta da 1:00 desta sexta-feira quando o ataque foi identificado. Naquele momento, o site do Ministério da Saúde passou a exibir uma página que dizia: “você sofreu um ransomware. Os dados internos dos sistemas foram copiados e excluídos. 50 TB de dados está em nossas mãos [sic]. Nos contate caso queiram o retorno dos dados”.

Site do Ministério da Saúde hackeado (imagem: Twitter/Jeff Nascimento)

Site do Ministério da Saúde hackeado (imagem: Twitter/Jeff Nascimento).

Essa mensagem, que já não pode ser acessada, é o que levantou a suspeita de que a ação foi sido coordenada por um grupo de ransomware. Esses grupos costumam criar canais de comunicação na dark web para dificultar o rastreamento da conversa. Além disso, não é uma prática comum entre esses grupos eliminar dados, mas criptografá-los ou copiá-los para, posteriormente, usá-los em chantagens.

Em complemento ao tweet em questão, o cientista de dados Marcelo Oliveira aponta que a última alteração no endereço saude.gov.br ocorreu em 2020, o que indica que o redirecionamento foi feito por alguém que teve acesso ao Amazon Route 53, serviço usado pelo Ministério da Saúde para gerenciamento de DNS.

Polícia Federal diz que dados não foram criptografados

Em nota divulgada na tarde desta sexta-feira (10), a Polícia Federal confirmou ter sido acionada para investigar o ataque. A instituição afirma ter visitado o datacenter afetado e constatado que “os bancos de dados de sistemas do Ministério da Saúde não foram criptografados pelos hackers”.

Essa afirmação reforça a tese de que os servidores do Ministério da Saúde não foram alvo de um ransomware, embora essa possibilidade ainda não possa ser descartada.

De todo modo, o secretário-executivo do Ministério da Saúde, Rodrigo Cruz, assegurou em coletiva de imprensa realizada por volta das 17:30 dessa sexta-feira (10) que o órgão mantém uma política de backup, declaração que condiz com a afirmação de Marcelo Queiroga sobre o assunto.

Apesar disso, Cruz ressaltou que ainda é cedo para “afirmar categoricamente” que não houve perda de dados e reconheceu que ainda não é possível prever quando todos os sistemas afetados voltarão ao funcionamento normal.

Até o fechamento desta matéria o site estava fora do ar.

 

 

 

Com informações do site tecnoblog.net
CompartilharTweetarEnviarCompartilharLerEnviar
Matéria Anterior

STJ analisa denúncia contra Ricardo Coutinho e Arthur Cunha Lima

Próxima Matéria

Avenida é bloqueada para serviço de urgência pela Cagepa

Matérias Relacionadas

Lesa Pátria faz busca e apreensão na casa do deputado Carlos Jordy
Policial

Polícia Federal deflagra operação contra crimes eleitorais na Paraíba

6 de junho de 2025
Glamour: Macron publica selfie com Lula diante da Torre Eiffel iluminada de verde e amarelo
Política

Glamour: Macron publica selfie com Lula diante da Torre Eiffel iluminada de verde e amarelo

6 de junho de 2025
Homem é baleado após invadir escola no bairro de Jaguaribe, em JP
Policial

Homem é baleado após invadir escola no bairro de Jaguaribe, em JP

6 de junho de 2025
Próxima Matéria
Avenida é bloqueada para serviço de urgência pela Cagepa

Avenida é bloqueada para serviço de urgência pela Cagepa

  • Sobre
  • Contato

© 2023 Todos os direitos reservados ao Blog do Dércio

Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Brasil
  • Mundo
  • Notícias
  • Opinião Polêmica
  • Paraíba
  • Podcast’s
  • Arquivo

© 2023 Todos os direitos reservados ao Blog do Dércio