A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) aprovou por unanimidade a criação da Semana do Cooperativismo no Estado. O texto, de autoria da deputada Estela Bezerra foi aprovado durante Sessão Ordinária realizada nesta quarta-feira (1º). Os deputados também aprovaram projeto que declara a Renda Renascença Paraibana como Patrimônio Cultural e Imaterial do Estado.
O PL 1.972/2020, da deputada Estela Bezerra, estabelece que a Semana do Cooperativismo deverá ser comemorada anualmente na primeira semana do mês de julho e caberá ao Poder Executivo realizar atividades de conscientização da importância do cooperativismo para o desenvolvimento social e econômico da Paraíba. A deputada Estela Bezerra acrescenta ainda que as escolas deverão desenvolver, durante o período, atividades de promoção, valorização e incentivo ao cooperativismo. “O cooperativismo tem como sua maior finalidade libertar o homem do individualismo, através da cooperação entre seus associados, satisfazendo assim as suas necessidades. E o estado pode promover ações que presem pela valorização e pelo incentivo à prática do cooperativismo”, justificou a deputada.
Através da aprovação do PL 2.815/2021, do deputado Chió, a Casa declarou a Renda Renascença Paraibana Patrimônio Cultural Imaterial da Paraíba. De acordo com o parlamentar, a confecção da Renda Renascença é a principal fonte de receita para muitas multas mulheres do Cariri paraibano. “Preservar e estimular a produção da Renda Renascença é uma estratégia de reconhecimento das nossas origens para as próximas gerações”, justificou o deputado Chió.
HOMENAGEM
Por unanimidade, os parlamentares votaram de forma favorável ao Voto de Aplausos ao senador Veneziano Vital do Rêgo, de autoria do presidente da ALPB Adriano Galdino, em virtude do seu empenho pessoal na solução do entrave burocrático que estava retardando o início das obras de duplicação da BR 230 entre Campina Grande e o Sertão paraibano, junto ao Tribunal de Contas da União (TCU).
Adriano acrescenta que graças a importante e necessária intervenção de Veneziano, a obra irá beneficiar, sobretudo, a população sertaneja, considerando o grande fluxo de veículos que trafegam no principal eixo rodoviário do Estado, além de contribuir para o desenvolvimento da Paraíba.