Pelo segundo ano consecutivo, a Festa de Nossa Senhora da Penha não contará com a tradicional romaria que sai do centro de João Pessoa rumo ao Santuário. Na edição de número 258, que terá festejos iniciados no dia 20 de novembro, se estendendo até o dia 28 do mesmo mês, será promovida uma peregrinação da imagem de Nossa Senhora da Penha por alguns bairros de João Pessoa.
De acordo com o reitor do Santuário de Nossa Senhora da Penha, monsenhor Nereudo Freire, a edição de 2021 da festa terá como tema “Nossa Senhora da Penha, olha teus filhos que se doam, para que todos tenham vida plena e esperança em novos tempo” e irá homenagear os profissionais da saúde que atuaram no enfrentamento à Covid-19, assim como os trabalhadores da segurança, da imprensa, da comunidade científica, motoboys, além das vítimas da doença e dos familiares (viúvas, viúvos e órfãos) enlutados pela pandemia.
“Este ano nós optamos, tomamos uma decisão conjunta entre as autoridades sanitárias, a secretaria de Saúde do Estado e a secretaria do Município e a Arquidiocese, então nós vimos que era impossível controlar uma multidão para caminhar 14 km usando máscaras e manter o distanciamento. Então, optamos para o dia 27, a imagem de Nossa Senhora, às 14h30, sairá do Santuário de Nossa Senhora e vai percorrer vários bairros de João Pessoa. depois retornará às 19h30 e teremos uma missa campal”, disse o religioso em conversa com o ClickPB.
No dia 27 de novembro, após a peregrinação da imagem, será celebrada uma missa campal pelo arcebispo da Paraíba, Dom Manoel Delson, às 20h, onde serão disponibilizadas duas mil cadeiras, com controle do acesso de pessoas ao local. Os devotos devem utilizar máscaras de proteção, manter o distanciamento social e fazer a higienização das mãos.
Conforme a programação da Festa de Nossa Senhora da Penha 2021, haverá missas em variados horários e, no último dia, serão realizadas ao todo cinco celebrações. O marco do evento deste ano será a mudança da imagem de Nossa Senhora da Penha. De acordo com o reitor do Santuário, foi confeccionada uma imagem em madeira que ficará definitivamente no local como “sinal de referência na igreja grande”.
O monsenhor ainda destaca a importância do evento religioso para os devotos. “O devoto, o romeiro, acredita na intercessão de Nossa Senhora junto ao pai. E quem procura caminhar com a Virgem Maria vai ao encontro do filho de Jesus e nesse encontro, é possível ter esperança, é possível acreditar e participar da construção de um mundo novo, na oração e na experiência de vida”, ponderou.