Nesta segunda-feira (25), o governador João Azevêdo anunciou o lançamento do programa ‘Família Acolhedora’, que terá como propósito atender crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade na Paraíba. A iniciativa deve ser implantada em 47 municípios do Estado e os prefeitos já se encontram assinando termos de pactuação para possibilitar a política pública nas cidades. Serão instalados lares provisórios para menores sem vínculos familiares.
“O governo precisa assumir a condição de pioneirismo e protagonismo para continuar o fortalecimento de políticas públicas para crianças e adolescentes. Mais uma vez a Paraíba sai à frente de outros estados, assumindo esse papel pioneiro”, declarou João durante seu programa “Conversa com o Governador”, na rádio Tabajara.
Tibério Limeira, secretário de Estado de Desenvolvimento Humano, o programa será direcionado para aqueles menores que não possuem vínculo familiar e que residem em casas de acolhida ou em lares temporários. “É o primeiro estado da Federação que começa a executar esse tipo de acolhimento de maneira estadualizada”, disse.
Tibério ainda destacou que as famílias interessadas em participarem do projeto deverão passar por um trabalho de averiguação social para que possam se tornar aptas a receberem os menores em situação de vulnerabilidade. “As famílias vão receber um subsídio de um salário mínimo por mês. É para a criança ficar no máximo dois anos com a família”, ressaltou.