A Prefeitura de Alhandra, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, reuniu-se nessa sexta-feira (22), com a gerente operacional de Economia Solidária e Resíduos Sólidos e gestora ambiental do Governo do Estado, Helga Chaves, representando a secretária Executiva de Segurança Alimentar e Economia Solidária, Roseane Meira.
O encontro foi com o secretário Municipal de Meio Ambiente, Edielson Nunes, e tratou sobre a Política de Resíduos Sólidos para o município de Alhandra.
A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) é uma lei (Lei nº 12.305/10) que organiza a forma com que o país lida com o lixo, exigindo dos setores públicos e privados transparência no gerenciamento de seus resíduos é o que Alhandra tem buscado constantemente.
“O constante aumento do consumo nas cidades proporciona grande geração de resíduos sólidos urbanos. E a Lei propõe a redução dos resíduos gerados, de modo a incentivar reciclagem e reaproveitamento, por isso criamos a pouco tempo a Cooperativa CooperAção que dará suporte aos catadores para a coleta seletiva, em nosso município”, afirmou o secretário, Edielson Nunes.
A PNRS determina que o setor público e privado realize a gestão de resíduos para evitar que esses materiais sejam descartados de forma incorreta e venham trazer prejuízos ao meio ambiente. A gestão municipal de Alhandra está empenhada em fortalecer a Política de Resíduos Sólidos e promover a preservação ao meio ambiente em Alhandra de forma contínua e com a participação da população.