Serão realizadas as primeiras testagens do inquérito sorológico nas escolas da Paraíba nesta segunda-feira (25). A pesquisa contemplará, em sua primeira etapa, a educação infantil. Até dezembro o estudo alcançará professores e estudantes do ensino superior.
Na capital, participarão dois Centros de Referência da Educação Infantil (CREIs): Adalgisa Vieira e Daura Santiago, nos bairros de Cruz das Armas e Colinas do Sul. Em cada unidade, foram sorteados 20 estudantes e 10 professores para participar da pesquisa.
A primeira etapa contempla as escolas de educação infantil e a participação deste público acontecerá entre os dias 25 e 29 de outubro.
Participarão da pesquisa quase 42 mil pessoas pertencentes a 1.120 instituições de ensino de 189 municípios do estado. A iniciativa é fruto da parceria entre as Secretarias Estaduais de Saúde e Educação e da Escola de Saúde Pública da Paraíba (ESP-PB).
Os resultados vão trazer informações que ajudarão na elaboração do cronograma de atividades educacionais em todo estado. ” Se a criança pela qual você é responsável foi sorteada, colabore com esse momento e autorize a participação dela na pesquisa”, disse o secretário estadual de Saúde, Geraldo Medeiros.
A pesquisa: O programa Continuar Cuidando traz, neste momento, o enfoque na educação, entrevistando e testando para Covid-19, entre os meses de outubro e dezembro, estudantes e professores das escolas públicas e particulares de todos os níveis de ensino do estado, por meio de entrevista e realização de testes para detecção de Covid-19. O objetivo é conhecer a circulação do vírus no ambiente educacional, para planejar e garantir segurança e proteção para o desenvolvimento do ensino no estado.