Atualmente, é possível se informar por diversos veículos de informação. A facilidade do acesso as novas tecnologias trouxe um problema para a sociedade: a alta propagação de fake news. Buscando meios confiáveis de informação, as pessoas voltaram a apostar no rádio que, neste ano, ampliou sua credibilidade de 48% para 69%.
“As pessoas estão buscando fontes de informação em que mais possam confiar”, diz Giovana Alcântara, diretora de desenvolvimento de negócios da Kantar Ibope Media. Conforme o levantado pelo instituto, 80% dos brasileiros ouvem rádio, registrando crescimento de dois pontos percentuais em relação a 2020.
A aceitação do veículo atinge todas as classes, gêneros, faixas etárias e regiões do país. “Os brasileiros seguem ouvindo muito rádio, não importa a localidade do país”, completou Giovana.
A pesquisa revelou que o rádio é usado pelos cidadãos, principalmente, para ouvir música (92%). Em seguida vem as notícias (59%), depois esportes (27%), política (20%) e humor (18%). Considerando os gêneros musicais mais ouvidos, pop e sertanejo estão em primeiro lugar, com 57%. Samba e pagode estão na segunda posição com 41% e em terceiro, perdendo espaço para os estilos anteriores, a MPB com 39%.
Ainda de acordo com o levantamento anual, foi identificado um crescimento de 32% no consumo de podcast. Entre os conteúdos mais acessos nesta modalidade estão humor (38%), música (32%), política (30%) e notícias (27%) foram os mais acessados.
Com informações do Valor Econômico