O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Adriano Galdino, comemorou nessa sexta-feira (24) a aprovação da bonificação de 10% à nota final do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a estudantes que moram e tenham estudado integralmente na Paraíba.
A iniciativa é um pleito de Adriano, que desde o mês de abril defende o acréscimo à nota final com forma de democratizar o acesso à educação superior.
“Parabenizo o reitor da UFPB e o Consepe pela sensibilidade a sugestão de uma ação afirmativa que valoriza de forma significativa os estudantes de nossa terra na conquista do tão sonhado acesso à universidade”, ressaltou.
Em abril, Adriano apresentou requerimento na Casa solicitando aos reitores da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Valdiney Gouveia, e da Universidade federal de Campina Grande (UFCG), Antônio Fernandes Filho, a bonificação.
Em seu pleito, o presidente justifica que a medida estabelece critérios de inclusão regional, bem como estimula o acesso aos estudantes do Estado a universidades. Ele lembra que a iniciativa tem sido cada vez mais frequentes nas Universidades Públicas brasileiras, no intuito de fortalecer a influência regional no ingresso de estudantes ao ensino superior.
Adriano acrescenta ainda que essa iniciativa tem o objetivo de incentivar também a interiorização dos estudantes ao democratizar o acesso à universidade pela população das cidades pequenas e médias.
“Enxergamos que o nosso requerimento é tornar o estado da Paraíba um dos pioneiros do país na adoção dessa ação afirmativa, valorizando significativamente os estudantes de nossa terra na conquista do tão sonhado acesso à Universidade”, resumiu.