A cidade de João Pessoa está há sete dias com o registro de sepultamentos em razão da Covid-19 zerado. Nos cinco cemitérios municipais da Capital os últimos enterros de morados devido à doença aconteceram em data anterior ao dia 18 de agosto. A informação foi confirmada pelo chefe de gabinete da Secretaria de Desenvolvimento Urbano de João Pessoa, Eduardo Pedroza.
“Nos cemitérios administrados pela PMJP não ocorreu nenhum sepultamento pela Covid-19 no período de 18 a 24 de agosto”, destacou. No período mais drástico da pandemia, os enterros de vítimas do coronavírus atingiram números elevados na Capital. Em janeiro foram 80, em fevereiro 88 e 202 em março, totalizando 370 sepultamentos no período entre janeiro e março.
A redução significativa de mortes já é resultado da imunização contra a Covid-19, que alcançou 30,18% da população com as duas doses. Segundo dados da Secretaria de Saúde municipal, 777.324 doses de vacinas já foram aplicadas, sendo 530.565 primeira doses, 234.163 segunda dose e 12.596 doses únicas aplicadas. A taxa daqueles que tomaram a primeira dose é de 64,9% e de quem tomou dose única 1,54%.
É importante salientar que embora não haja registros de enterros de vítimas do coronavírus em João Pessoa na última semana, a informação não significa que não houve mortes na cidade nesse período, pois as pessoas podem ter sido sepultadas em outros municípios.